Com o objetivo de construir um modelo de atuação para as Agências de Desenvolvimento Regional (ADRs) e apresentar a proposta do Sistema Fiep nesta área, o IEL promove um encontro com presidentes e gestores das ADRs no dia 03 de setembro. O evento acontece das 9h às 17h30, no Cietep, em Curitiba. Na ocasião, será ministrada a palestra “A importância do Desenvolvimento Regional no Paraná”, apresentada a proposta do Programa de Apoio do Sistema Fiep para o Fortalecimento das ADRs e Fontes de Recursos para o Desenvolvimento Regional. Mais informações, pelo telefone (41)3271-9415.
Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) – é uma plataforma técnico-institucional executiva para a identificação de projetos de desenvolvimento setorial ou global, seleção de oportunidades e fomento das ações empresariais inovadoras. A principal característica de um ADR é sua posição articuladora eficaz em sua região.Para que isso aconteça, a Agência deve se inserir na vida econômica, social e cultural da região, ou seja, exercer a função de um observatório que pratica:
- A compreensão e conhecimento das demandas e potenciais de uma determinada área geográfica;
- A hablidade de trabalhar com as estruturas econômicas, culturais, sociais e políticas já existentes na região;
- Um padrão de articulação realmente concreto e operacional, de modo que o trabalho possa ser reconhecido como útil e importante, econômica e socialmente, pelo estímulo à criação de novos empregos, novas oportunidades e novas soluções.
Objetivos:
- Integrar de instiuições públicas e privadas para que, de uma forma coordenada, promovam o desenvolvimento de uma região;
- Destacar ações estratégicas, organizando as diversas iniciativas, projetos e propostas de desenvolvimento;
- Promover parcerias entre entidades envolvidas com o desenvolvimento da região e instiuiçoes estaduais, nacionais e internacionais;
- Proporcionar e/ou facilitar a captação de recursos financeiros para a realização de projetos estratégicos de uma região.
Benefícios:
- União da Sociedade Civil Organizada e as cidades de uma mesma região;
- Agilidade e eficiência na execução de ações, por meio das instituiçoes regionais públicas e privadas;
- Aumento da participação dos cidadãos e dos representantes de instituiçoes em prol do desenvolvimento local e regional.