Conselho de Cidadania da Fiep discute inclusão de pessoas com deficiência

Seminário tem como meta aumentar a inclusão de portadores de necessidades especiais nas empresas paranaenses

Os principais desafios e alternativas na hora da contratação de pessoas com deficiência e os avanços da legislação sobre o tema estarão na pauta do 2º Seminário Inclusão de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho, que acontece dias 25 e 27 de agosto, em Curitiba. Iniciativa do Núcleo Indústrias do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE) do Sistema Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná) e do Sesi, o seminário trará subsídios para a elaboração de um documento que facilite a inclusão de pessoas com deficiência nas empresas e para a criação de uma secretaria municipal dos direitos da pessoa com deficiência.

“Queremos apresentar à sociedade paranaense e à comunidade industrial um panorama da inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, expondo aspectos conceituais, como as políticas públicas de educação para o trabalho e a inclusão, e aspectos práticos, com a apresentação de cases e práticas de sucesso”, afirma o coordenador do Fórum de Desenvolvimento do CPCE, Ramón Andrés Dória.

No dia 25 será apresentado um panorama da inclusão de pessoas com deficiência na indústria e a realidade e o desafio das ONGs que fazem a capacitação destas pessoas. Participam do painel Regiane Maturo, do Sesi; Mirella Prosdócimo, da ONG Adaptare; Iáskara Maria Abrão, coordenadora de Atendimento às Necessidades Especiais da Secretaria Municipal da Educação; Angelina Carmela Matiskei, do departamento de Educação Especial e Inclusão Educacional da Secretaria de Educação; Luiz Filla, da URBS; e Tereza Cristina Gosdal, procuradora do Ministério Público do Trabalho.

Já dia 27, a programação é voltada às pessoas com deficiência, escolas especiais e entidades. O destaque é a palestra “Boas práticas para inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho – realidade francesa x realidade brasileira”, que será ministrada por Eliana Sampaio, diretora do Conservatório Nacional de Artes e Ofícios de Paris (CNAM), na França. A palestra faz parte das comemorações do Ano da França no Brasil.

Além da palestra, haverá apresentações culturais, como a apresentação do coral de cegos da Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes Visuais (Apadevi) de Ponta Grossa; da Banda Affinitas, da Apae de Ponta Grossa; e do espetáculo teatral “Congresso das Cores”, com o coral A Voz do Coração, do Pequeno Cotolengo.

Durante o seminário, serão cadastrados currículos de pessoas com deficiência. As inscrições são limitadas e podem ser feitas no site do CPCE. A entrada será um quilo de alimento não-perecível.

Desfile de modas – Os participantes também poderão acompanhar um desfile de roupas criadas para pessoas portadoras de deficiência. O projeto, desenvolvido pela professora de Moda do Senai Cianorte Leny Pereira, foi premiado no último concurso Mostra Inova do Senai, realizado em Londrina, no final de junho.

As peças têm diversos detalhes que facilitam o ato de vestir, como um deslocamento de costura, recortes nas costas, acabamento de costura com “pences” mais suaves e aviamentos mais fáceis e confortáveis – como botões de plástico ao invés de metal.

O foco do projeto foi atender crianças e adolescentes com paralisia em membros superiores e inferiores, além de pessoas que passam por reabilitação pós-cirurgica. A primeira coleção contempla 12 peças, com vestido, calça, blusas e jaqueta. Por enquanto as roupas são para crianças, mas podem ser redesenhadas para mulheres e homens. As empresas de moda infanto-juvenil Tigre Mania e Pequeno Tigre foram parceiras no projeto, dando suporte em matéria-prima.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR