clique para ampliar ![]() |
Os equipamentos de última geração utilizados nas maiores indústrias do Brasil e do mundo estão mais próximos dos pequenos e médios empresários de Londrina. Na sexta edição da Feira Eletromecânica e Eletrônica, que acontece até sexta-feira (16), na unidade do Senai de Londrina, os industriais e o público em geral têm a oportunidade de conhecer e adquirir máquinas, ferramentas, suportes técnicos e matérias-primas desenvolvidas com a mais alta tecnologia.
A CEA Brasil, marca italiana que fabrica máquinas para soldagem, é um dos exemplos. Uma das expositoras na Feira, a empresa trouxe equipamentos de última geração que são utilizados na indústria petrolífera, automobilística e nos estaleiros navais. Um deles é o CEA Digitech 500 Pulsado, amplamente utilizado pelas empreiteiras prestadoras de serviço da Petrobrás. Ele funciona através de softwares específicos e garante a redução de custos, mais qualidade e precisão ao trabalho do soldador.
Na área de automação industrial também é possível ter acesso às tecnologias desenvolvidas em países como a Alemanha, Japão e Estados Unidos. Representante no Brasil de algumas empresas desses países, a Tecnoar apresenta na sexta edição da Feira um sensor de detecção de cor, que pode automatizar o trabalho em gráficas de alta velocidade, por exemplo. “Essas tecnologias podem ser aplicadas em pequenas, médias e grandes indústrias de qualquer segmento”, explica o diretor técnico comercial da empresa, José Roberto Cavicchioli.
Os responsáveis por reunir toda essa tecnologia em Londrina são o Senai Paraná, Sindimetal Londrina e o Sebrae, que realizam o evento todos os anos. Nesta edição, a Feira está com 40 expositores das principais marcas de produtos nacionais e internacionais do setor metalmecãnico e eletroeletrônico. O evento é aberto ao público e acontece das 18 às 22 horas, na unidade do Senai, na Rua Belém, 844, no centro de Londrina.