Senai lança Caderno de Referência para o Mobiliário 2011

Publicação é uma ferramenta de inspiração para empresários e profissionais do setor na criação de novos produtos. Caderno é baseado nas sensações humanas

clique para ampliar clique para ampliarCaderno Referências em Mobiliário 2011

Como o consumidor vai reagir a um móvel? A resposta para esta e outras perguntas sobre mobiliário podem ser encontradas no Caderno de Referências do Mobiliário 2011, do Senai. O “Design Sensitivo” é o tema 4ª edição da publicação, que foi lançada nesta quarta-feira (14), durante o 1º Congresso Moveleiro Paranaense, promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), em Curitiba.

“O caderno trata das sensações que um móvel pode suscitar no cliente, baseado nas percepções da visão, audição, tato, olfato e paladar”, informou Diego De Hercule, designer do Centro de Tecnologia da Madeira e Mobiliário do Senai (Cetmam), que apresentou o material a empresários e profissionais do setor moveleiro.  

clique para ampliar clique para ampliarDiogo apresentou o caderno para empresários e
profissionais da área (Foto: Rogério Theodorovy)

De acordo com o designer, as cores, a forma e até o cheiro de um móvel interfere na decisão do consumidor. Segundo ele, com o olhar é possível constatar se um móvel irá combinar num ambiente ou não; a audição permite saber se o móvel é de qualidade, conforme o barulho que uma porta ou gaveta faz ao abrir. Já o formato do móvel, os detalhes, acabamentos e a qualidade do material utilizado podem ser sentidos por meio do tato. O olfato, que ativa o paladar, é capaz de trazer à memória a imagem de uma praia, campo, cozinha e até mesmo da casa da vovó.

“Dependendo da sensação que a lembrança proporciona, o consumidor irá se identificar ou não com o produto”, explicou Hercule, ressaltando a importância do design sensitivo para o setor.

Resultado de uma ampla pesquisa coordenada pelo Programa de Gestão do Design, do Senai Nacional, com a participação de designers de 12 estados – entre eles o Paraná, o Caderno de Referências está baseado em estudos, feiras, missões internacionais e visitas a fábricas. Segundo Nilson Violato, gerente do Senai Cetmam, o caderno trabalha com macrotendências e se baseia no histórico e movimento do setor. “A intenção não é apontar tendências, mas sim servir de referência para aqueles que trabalham com o desenvolvimento de produtos”, afirmou Violato.

O caderno já está à disposição do público e pode ser solicitado pelo e-mail cetmam@pr.senai.br. Outra maneira de se adquirir a publicação, é por meio da participação nas oficinas técnicas em madeira e mobiliário que o Senai Cetmam promoverá a partir de junho ou através das consultorias de Gestão de Design do Senai. Mais informações, no site www.pr.senai.br.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR