clique para ampliar ![]() Coutinho para tratar de trabalho conjunto (Foto: Gilson Abreu) |
O presidente da Federação das Indústrias do Paraná, Rodrigo da Rocha Loures, iniciou, em conjunto como o BNDES, um trabalho para construir uma Agenda de Desenvolvimento Produtivo para o Estado, que poderá ser reproduzido em todo o Brasil. Na última sexta-feira (16/04) ele esteve em reunião com o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, em São Paulo, para tratar do assunto. “Não é suficiente ter um Plano de Desenvolvimento para o Brasil, é preciso elaborar um planejamento com recorte estadual”, afirmou Rocha Loures.
A Agenda de Desenvolvimento Produtivo é mais ampla do que um plano apenas de investimentos do setor privado, porque envolve planejamento e recursos que devem ser aplicados em infraestrutura e logística, com apoio da União, Estados e Prefeituras. “É uma Agenda fundamental porque favorece ganhos de produtividade e abre possibilidades para as parcerias público-privadas”, garantiu o presidente da FIEP.
O Paraná será uma espécie de laboratório para as demais agendas estaduais porque a Federação das Indústrias do Estado tem estimulado estudos nesta área e já tem avançado em pesquisas em prol do desenvolvimento local e regional. Luciano Coutinho estará falando sobre a Agenda de Desenvolvimento Produtivo para os Estados na conferência de cooperação para a inovação sustentável (Anpei 2010), que acontece no Cietep, em Curitiba, de 26 a 28 de abril. O evento vai trazer 55 práticas inovadoras desenvolvidas por empresas, em parceria com o Senai e o Sesi. Deste total, 25 são do Paraná.