Ateliê busca soluções mais práticas e acessíveis para segurança no trabalho
O programa é realizado pelo Sindimetal, Sesi, Senai e instituições francesas. Os participantes sugerem soluções que ampliem a segurança nas empresas e nesta segunda-feira começam a construir maquetes que materializem as ideias
Soluções que aumentem a segurança dos trabalhadores e que sejam financeiramente viáveis e de fácil aplicação dentro das indústrias. Esses são os resultados esperados pelos empresários do setor metalmecânico com a realização do Ateliê de Prevenção de Acidentes e Doenças no Trabalho, que acontece no Senai Cetmam de São José dos Pinhais, desde a última semana e até a próxima quinta-feira (13).
Ação inédita para o setor metalmecânico, o ateliê aplica metodologia inovadora, pela qual os participantes, entre eles, os trabalhadores do setor, são instigados a sugerirem soluções que ampliem a segurança nas empresas.
A iniciativa é do Sindimetal Paraná, em parceria com o Sesi, Senai Paraná e instituições francesas. Além de sugerir melhorias para reduzir riscos no ambiente de trabalho, os participantes precisam materializar tais ideias através da construção de maquetes.
“Esperamos grandes soluções, mas soluções viáveis em termos econômicos e financeiros para as empresas”, diz o presidente em exercício do Sindimetal, Alcino de Andrade Tigrinho. “Muitas vezes, quando se teoriza sobre segurança do trabalho surgem ideias mirabolantes, sem condições econômicas de viabilidade”, explica ele, ressaltando a importância de projetos mais simples e de valor econômico mais baixo. “As pequenas empresas são as maiores beneficiadas, visto que em muitos casos não dispõem de verbas suficientes para fazer grandes investimentos nessa área”, completa.
O ateliê reúne 31 participantes entre profissionais da área de saúde e segurança, estudantes e trabalhadores do setor metalmecânico. Nesta primeira semana, eles tiveram atividades teóricas e começaram a propor algumas ações de segurança. A partir de segunda-feira (10), os participantes colocam a “mão na massa”, construindo as maquetes que irão materializar as ideias. No último dia, às 17 horas, na sede do Sindimetal, em Curitiba, acontece o encerramento, com a apresentação dos trabalhos e entrega de certificado.
SERVIÇO
Ateliê Sesi/Senai de Prevenção de Acidentes e Doenças no Trabalho
Data: 4 a 13 de maio
Local: Senai Cetmam
Endereço: Rua Dr. Murici, 203 – São José dos Pinhais (PR)
Encerramento será no Sindimetal: Rua Angelo Greca, nº 70, Atuba.