Foz implantará projeto de enfrentamento à exploração sexual de jovens

A iniciativa é do Conselho Nacional do Sesi e foi apresentada ao prefeito pelo presidente da entidade, Jair Meneguelli

clique para ampliar clique para ampliarOs jovens recebem cursos de formação profissional, educação continuada e noções de empreendedorismo. Na foto, formatura da turma de Fortaleza (Foto: Sesi/CN)

O presidente do Conselho Nacional do Sesi, Jair Meneguelli, e o diretor superintendente do Sesi Paraná, José Antonio Fares, estiveram em Foz do Iguaçu nesta segunda-feira (17) para apresentar ao prefeito Paulo Mac Donald Ghisi o projeto ViraVida, que atua para inserir no mundo do trabalho jovens e adolescentes em situação de exploração sexual. A implantação do programa na área de fronteira deverá impactar nos demais municípios da região Oeste/Sudoeste.

O prefeito Mac Donald Ghisi elogiou o projeto e já no encontro ficou acertado que a implantação das ações em Foz do Iguaçu seguirá em paralelo às etapas de implantação em Curitiba. O lançamento oficial do projeto no Paraná está marcado para 14 de junho, durante seminário em Curitiba, que reunirá representantes do Governo do Estado, da prefeitura de Curitiba e de entidades do Sistema S, que já confirmaram parceria para implantação das ações.

O ViraVida é uma iniciativa do Conselho Nacional do Sesi, em parceria com o Sistema S (Sesi, Senai, Sesc, Senac e Sebrae, Sescoop), organizações governamentais, ONGs, empresas públicas e privadas.

Pelo projeto, os jovens têm contato com o mundo do trabalho, por meio de cursos de formação profissional, educação básica continuada e noções de empreendedorismo. Ao longo do processo, também recebem atendimento psicossocial, de saúde e apoio às famílias.

Iniciado há dois anos, o ViraVida já está sendo executado em Fortaleza, Recife, Natal, Belém, Brasília, Teresina e Salvador, e está iniciando em João Pessoa e Campina Grande, na Paraíba.

Seminário em Brasília – O projeto ViraVida está entre os temas do seminário “Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes: novas estratégias de enfrentamento”, que o Conselho Nacional do Sesi e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República realizam nesta quinta e sexta-feira (20 e 21), em Brasília.

Esse encontro, com previsão de reunir 300 pessoas, faz parte da programação oficial da semana do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, 18 de maio, quando são realizadas atividades promovidas pelo governo federal em todo o país.

No seminário serão apresentados o histórico do projeto ViraVida, seus primeiros resultados e expectativas de expansão, bem como palestras de acadêmicos e especialistas no tema. A iniciativa conta com a parceria do Sistema S; empresas públicas, como Petrobrás, Caixa Econômica Federal (CEF) e Banco do Nordeste (BNB);  empresas privadas; e o apoio de organismos internacionais como o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a Organização Internacional do Trabalho­ (OIT).

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR