clique para ampliar ![]() |
Cerca de 30 empresários da construção civil e do setor madeireiro participaram terça-feira (18) de uma visita para conhecer a primeira casa ecológica construída pelo o sistema europeu Wood Frame, a partir de paineis de madeira reflorestada. O empreendimento fica em Piraquara e foi construído pela Tecverde. A visita foi promovida pela Comissão Casa Inteligente do Conselho Setorial da Indústria de Base Florestal da Fiep.
A tecnologia Wood Frame para construção de casa ecológica chegou ao Brasil por meio do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), através de uma parceria entre o Senai Paraná e o Ministério da Economia de Baden-Würtemberg, da Alemanha.
clique para ampliar ![]() do empreendimento (Foto: Gilson Abreu) |
Segundo Caio Bonatto, diretor da TecVerde, a casa construída por esse sistema fica pronta para morar em apenas três meses, tem durabilidade maior (cerca de 50 anos), além de vantagens econômica e ecológica, como redução de 80% na emissão de CO2 e de resíduos de construção, reaproveitamento de água e de luz solar, conforto acústico e térmico. De acordo com ele, os paineis de madeira permitem a construção de empreendimentos de um até oito pavimentos.
Formar profissionais – O Senai Paraná firmou parceria com a empresa alemã Weinmann, produtora das máquinas usadas na construção de casas pelo sistema Wood Frame e, a partir de junho, terá um centro de treinamento de profissionais para operarem os equipamentos.
Faz parte do treinamento dos profissionais a construção de uma casa no Cietep, em Curitiba. “O objetivo é criar a cultura da construção de casas sustentáveis aqui no Brasil e para isso precisamos de profissionais que saibam operar os equipamentos”, explicou Reinaldo Tockus, gerente de tecnologia industrial do Senai Paraná. O projeto também conta com o apoio do Senai Nacional, das Federações das Indústrias do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, universidades, órgãos públicos e de mais seis estados brasileiros.