clique para ampliar ![]() |
A Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) lançou, na noite de segunda-feira (7), a Agenda Legislativa da Indústria do Paraná 2010. Compilação dos principais projetos de lei de interesse do setor que tramitam no Legislativo estadual, a publicação traz a posição da Fiep sobre cada uma das propostas. O lançamento da Agenda 2010 aconteceu no Cietep, em Curitiba, durante as comemorações pelo Dia da Indústria, e contou com as presenças de quatro deputados estaduais: Tadeu Veneri (PT), Reni Pereira (PSB), Fernando Scanavaca (PDT) e Wilson Quinteiro (PSB). O documento será encaminhado também a todos os demais deputados.
“Sabemos que a indústria é muito forte economicamente, respondendo por 54% dos impostos estaduais e 56% dos federais e gerando 750 mil empregos diretos no Paraná. A esta força econômica, porém, não temos a correspondente força política para desempenhar nosso papel na plenitude”, disse o presidente da Fiep, Rodrigo da Rocha Loures. “Mas a cada ano vamos melhorando o diálogo e o entendimento com a Assembleia Legislativa, em uma relação bastante produtiva. Com a sexta edição da Agenda Legislativa, mais uma vez nos manifestamos sobre quais projetos convergem ou divergem de nosso posicionamento”, completou.
A Agenda 2010 foi organizada pelo Departamento Legislativo da Fiep, com apoio de sindicatos empresariais, Coordenadorias Regionais, Conselhos Temáticos e Setoriais e economistas e técnicos da entidade. Ela apresenta 37 projetos de lei, de autoria de deputados estaduais ou do governo do Estado, que tramitam na Assembleia Legislativa e são considerados prioritários para o setor industrial paranaense. As propostas estão divididas em sete áreas distintas: assuntos econômicos, infraestrutura, meio ambiente, responsabilidade social, tributos, política social e questões institucionais. Cada texto é acompanhado de um quadro que mostra se a posição da Fiep converge ou não com o que é proposto.
Para Rodrigo da Rocha Loures, além dos projetos em tramitação, é fundamental que o setor industrial se mobilize também para pressionar todas as esferas do Legislativo, seja estadual ou nacional, para promover mudanças na estrutura política brasileira. “A modernização do estado brasileiro é um imperativo para que possamos destravar todas as outras agendas necessárias para alavancar nosso desenvolvimento, como a da inovação, a da educação, a tributária e tantas outras”, afirmou o presidente da Fiep.
Contribuição
O deputado estadual Tadeu Veneri afirmou que a Agenda Legislativa da Indústria do Paraná é um grande auxílio para a atuação dos parlamentares. “A Agenda contribui sobremaneira para o trabalho dos deputados estaduais”, disse. Para Veneri, o lançamento da Agenda 2010 é mais um instrumento que pode ajudar a Assembleia Legislativa a superar a grave crise institucional que atravessa, com inúmeras denúncias de existência de funcionários fantasmas e desvio de recursos públicos. “Com certeza a Agenda é mais um instrumento que pode ajudar para que tenhamos menos problemas e mais soluções”, afirmou.
O deputado Fernando Scanavaca também ressaltou a importância da Agenda Legislativa, principalmente para o trabalho das Comissões da Assembleia. “A Agenda mostra o que precisa ser priorizado e, por meio da análise feita pela Fiep, serve de subsídio para o posicionamento dos deputados”, declarou.