Deputados recebem Agenda Legislativa da Indústria 2010

Publicação apresenta posição da Fiep sobre projetos de lei de interesse do setor industrial paranaense que tramitam na Assembleia Legislativa

clique para ampliar clique para ampliarPereira, Quinteiro, Veneri e Scanavaca receberam a publicação das mãos do presidente da Fiep (Foto: Gilson Abreu)

A Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) lançou, na noite de segunda-feira (7), a Agenda Legislativa da Indústria do Paraná 2010. Compilação dos principais projetos de lei de interesse do setor que tramitam no Legislativo estadual, a publicação traz a posição da Fiep sobre cada uma das propostas. O lançamento da Agenda 2010 aconteceu no Cietep, em Curitiba, durante as comemorações pelo Dia da Indústria, e contou com as presenças de quatro deputados estaduais: Tadeu Veneri (PT), Reni Pereira (PSB), Fernando Scanavaca (PDT) e Wilson Quinteiro (PSB). O documento será encaminhado também a todos os demais deputados.

“Sabemos que a indústria é muito forte economicamente, respondendo por 54% dos impostos estaduais e 56% dos federais e gerando 750 mil empregos diretos no Paraná. A esta força econômica, porém, não temos a correspondente força política para desempenhar nosso papel na plenitude”, disse o presidente da Fiep, Rodrigo da Rocha Loures. “Mas a cada ano vamos melhorando o diálogo e o entendimento com a Assembleia Legislativa, em uma relação bastante produtiva. Com a sexta edição da Agenda Legislativa, mais uma vez nos manifestamos sobre quais projetos convergem ou divergem de nosso posicionamento”, completou.

A Agenda 2010 foi organizada pelo Departamento Legislativo da Fiep, com apoio de sindicatos empresariais, Coordenadorias Regionais, Conselhos Temáticos e Setoriais e economistas e técnicos da entidade. Ela apresenta 37 projetos de lei, de autoria de deputados estaduais ou do governo do Estado, que tramitam na Assembleia Legislativa e são considerados prioritários para o setor industrial paranaense. As propostas estão divididas em sete áreas distintas: assuntos econômicos, infraestrutura, meio ambiente, responsabilidade social, tributos, política social e questões institucionais. Cada texto é acompanhado de um quadro que mostra se a posição da Fiep converge ou não com o que é proposto.

Para Rodrigo da Rocha Loures, além dos projetos em tramitação, é fundamental que o setor industrial se mobilize também para pressionar todas as esferas do Legislativo, seja estadual ou nacional, para promover mudanças na estrutura política brasileira. “A modernização do estado brasileiro é um imperativo para que possamos destravar todas as outras agendas necessárias para alavancar nosso desenvolvimento, como a da inovação, a da educação, a tributária e tantas outras”, afirmou o presidente da Fiep.

Contribuição

O deputado estadual Tadeu Veneri afirmou que a Agenda Legislativa da Indústria do Paraná é um grande auxílio para a atuação dos parlamentares. “A Agenda contribui sobremaneira para o trabalho dos deputados estaduais”, disse. Para Veneri, o lançamento da Agenda 2010 é mais um instrumento que pode ajudar a Assembleia Legislativa a superar a grave crise institucional que atravessa, com inúmeras denúncias de existência de funcionários fantasmas e desvio de recursos públicos. “Com certeza a Agenda é mais um instrumento que pode ajudar para que tenhamos menos problemas e mais soluções”, afirmou.

O deputado Fernando Scanavaca também ressaltou a importância da Agenda Legislativa, principalmente para o trabalho das Comissões da Assembleia. “A Agenda mostra o que precisa ser priorizado e, por meio da análise feita pela Fiep, serve de subsídio para o posicionamento dos deputados”, declarou.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR