| clique para ampliar comemoram (Foto: Mauro Frasson) |
O Senai Paraná realizou na última quinta-feira (15) a solenidade de formatura de 290 alunos de cursos Técnicos, modalidade de ensino profissionalizante ofertado pelo entidade. Receberam os certificados, 90 alunos de Curitiba e Região Metropolitana, 165 alunos de Londrina e 35 alunos de Toledo. Nas outras regiões do Estado, serão diplomados, ao longo do mês, mais de 300 alunos, somando ao todo mais de 600 técnicos formados pela entidade.
| clique para ampliar (Foto: Mauro Frasson) |
Para o presidente do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Rodrigo da Rocha Loures, que participou da formatura dos alunos de Curitiba e RMC, os formandos estão prontos para atuar no mercado de trabalho. “A maioria dos jovens formandos estão empregados. Isso é uma evidência da qualidade do ensino do Senai, da confiança que o mercado tem no nosso trabalho. Àqueles que ainda não estão trabalhando, estão bem preparados para isso”, disse Rocha Loures, na solenidade, realizada no Restaurante Madalosso, em Santa Felicidade.
O diretor regional do Senai Paraná, João Barreto Lopes, também participou do evento e destacou a importância dos técnicos para as indústrias. “O Senai possui um diferencial, oferece educação com qualidade e empregabilidade, atendendo às necessidades dos jovens de terem uma profissão, assim como as demandas das indústrias”, ressaltou.
| clique para ampliar |
Um exemplo disso é o jovem Wiliam Santos, 20 anos, que se formou em mecatrônica e já está empregado. “Estou dentro do mercado de trabalho. Tenho conhecimento teórico e prático para ser um bom profissional. Ainda estou fazendo a base da minha carreira, que conquistei graças ao Senai”, afirmou o jovem, ao lado do pai, o motorista Norlei Santos, que também atribui o sucesso profissional do filho ao Senai. “Agora, ele tem uma profissão, está bem empregado, está encaminhado na vida. O Senai foi tudo para ele”, afirmou Santos.
| clique para ampliar (Foto: Mauro Frasson) |
Heloise Lemos, 18 anos, recebeu o diploma de técnica em meio ambiente e espera ser efetivada na empresa onde estagia. “Estou atuando na área que escolhi. É a segunda empresa que estagio e acredito que tendo o diploma do Senai não vão abrir mão de mim na empresa, pois estou bem capacitada”, disse.
Onze cursos – Na solenidade de Curitiba, receberam certificados alunos das unidades da CIC, Cietep e Boqueirão, nos cursos técnicos em edificações, eletrônica, estilismo e confecção industrial, gestão e produção de alimentos, manutenção automotiva, mecânica industrial, mecatrônica, meio ambiente e segurança no trabalho.
Em Londrina, os estudantes receberam certificados dos cursos técnicos em eletromecânica, informática, gestão de processos industriais, segurança do trabalho e confecção industrial. Já em Toledo, foram formados alunos dos cursos técnicos em eletromecânica e refrigeração.
Os cursos Técnicos têm duração de dois à quatro semestres letivos e se destinam a alunos que cursam ou são egressos do ensino médio. O objetivo é formar profissionais para atuar na indústria. De acordo com o Programa de Avaliação Externa, pesquisa do Senai Nacional, mais de 80% dos alunos formados nos cursos técnicos do Senai em todo o País estão em atuação no mercado de trabalho. No Paraná, esse índice é de 91%.
Além de cursos técnicos, o Senai oferta cursos de aprendizagem industrial, qualificação, aperfeiçoamento profissional e educação superior, como pós-graduação e MBA. No ano passado a entidades recebeu 100 mil matrículas. A previsão deste ano é de um aumento de 50%, chegando a 150 mil matrículas nas mais diversas modalidades.