clique para ampliar ![]() |
Foi assinado na manhã desta segunda-feira (9), em Curitiba, um acordo de cooperação técnica entre os governos federal e estadual para a implantação do Projeto 1ª Exportação no Paraná. Criado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), o programa disponibiliza consultorias gratuitas a micro e pequenas empresas para que comecem a vender seus produtos para outros países. No Paraná, uma das entidades apoiadoras do projeto é a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), por meio de seu Centro Internacional de Negócios (CIN-PR).
A assinatura do termo de cooperação aconteceu durante solenidade no Palácio das Araucárias, sede do Executivo estadual, e contou com as presenças do governador Orlando Pessuti, do secretário de Comércio Exterior do MDIC, Welber Barral, e do secretário estadual da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Virgílio Moreira Filho.
A Fiep esteve representada pelo vice-presidente Rommel Barion, que destacou a importância do Projeto 1ª Exportação para a capacitação de pequenas empresas interessadas em se lançar no comércio exterior. “As empresas costumam ter dificuldades com a burocracia de um processo de exportação, principalmente quando estão fazendo isso pela primeira vez. Este projeto vem trazer a capacitação necessária para que consigam vencer todas as etapas do processo”, afirmou Barion. “A Fiep terá papel fundamental como articuladora deste projeto, já que possui expertise em comércio exterior por meio do CIN-PR”, ressaltou. A coordenadora do CIN-PR, Janet Pacheco, também acompanhou a solenidade.
Além da gestão do MDIC, o Projeto 1ª Exportação no Paraná terá a participação do governo estadual, prefeituras, outras entidades empresariais e instituições de ensino superior. As empresas interessadas em participar deverão se candidatar pelo site do programa: www.primeiraexportacao.desenvolvimento.gov.br.
Inicialmente, o projeto deve atender cerca de 30 empresas no Paraná. Elas passarão a receber a visita de agentes de comércio exterior, que prestarão uma consultoria gratuita a fim de capacitar as companhias para que possam vender seus produtos a outros países. A consultoria se dará em cinco fases: diagnóstico da empresa; pesquisa de mercados; adequação ao produto e processo; promoção comercial; e operação comercial. No Paraná, serão selecionados ainda cem alunos de cursos de comércio exterior, que serão capacitados para atuar como agentes do projeto.
O secretário de Comércio Exterior do MDIC, Welber Barral, explica que o grande objetivo do projeto é possibilitar que as pequenas e médias empresas brasileiras possam contribuir mais expressivamente com as exportações do País. “O Paraná, por exemplo, exportou US$ 6,4 bilhões no primeiro semestre deste ano, mas fundamentalmente por meio de grandes empresas”, disse. “Com o projeto, queremos aumentar o número de micro, pequenas e médias empresas exportadoras, mostrando a importância das exportações para essas empresas”, acrescentou.
Segundo Barral, o Projeto 1ª Exportação possibilita também o levantamento das principais dificuldades encontradas pelas empresas que se lançam no mercado externo. “O projeto serve para identificarmos gargalos que atrapalham as exportações, já que o Brasil ainda cria certas dificuldades para que elas aconteçam”, afirmou.
Para o governador Orlando Pessuti, o projeto vai proporcionar às empresas participantes uma melhora na qualidade de seus produtos e processos. “Se as empresas não conseguirem fazer a exportação, na pior das hipóteses ficarão com um legado que será importante para se destacarem no mercado interno”, afirmou.