clique para ampliar ![]() |
Como empresas podem contribuir com o desenvolvimento socioambiental de comunidades e que tipos de parcerias podem contribuir para o desenvolvimento sustentável. Essas foram questões abordadas no painel “Relações para o Desenvolvimento Socioambiental”, nesta quarta-feira (18), em Curitiba, durante o 3º Congresso Nós Podemos Paraná.
Cursos a distância vão preparar voluntários para atuarem em prol dos ODM
Movimento pode orientar candidatos políticos, afirma ministro
Mostra de Projetos do 3º. Congresso reúne mais de 1200 pessoas no Cietep
Instituições de Ensino Superior assumem compromisso pelo Pacto Global
Empresas e prefeituras apresentam projetos nas áreas de educação e saúde
“Queremos mostrar que existem empresas que já realizam parcerias com os três setores para o desenvolvimento local e econômico, e que ainda praticam a inclusão social”, afirmou a coordenadora do Movimento Nós Podemos Paraná, Maria Aparecida Zago Udenal.
Na avaliação de Dal Marcondes, da Revista Envolverde, a grande mensagem é a formação de parcerias e a sinergia entre as instituições. “As empresas estão fazendo o que o governo deixou de fazer há anos. Não é possível haver um negócio de sucesso em uma sociedade fracassada. Por isso é importante desenvolvermos ações que busquem o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM)”, destacou.
O Grupo Votorantim, através do Instituto Votorantim, é um exemplo de empresa que viu nos Objetivos do Milênio uma oportunidade para promover o desenvolvimento sustentável das comunidades em que se insere. “A juventude é nosso principal eixo de atuação. Em 2009, desenvolvemos projetos em 216 municípios, de 34 estados, beneficiando 522 mil jovens”, disse Rafael Giogelli, do Instituto Votorantim.
Segundo Giogelli, um diagnóstico realizado em 2002 detectou que o jovem pertence ao grupo mais vulnerável no país e o que é menos atendido com políticas públicas. “Acreditamos que o jovem é um grande agente de transformação social. Por isso, desenvolvemos uma série de projetos nas áreas de cultura, esporte, acesso ao mercado de trabalho e educação básica para que os adolescentes se tornem agentes de desenvolvimento local”, observou.
O desenvolvimento de parcerias institucionais com o governo, entidades como Sesi e Senai, e outras empresas foi destacado como grande aliado de organizações que desenvolvem projetos em comunidades.
“Em 2007, quando a unidade industrial da Natura de Benevides foi instalada, tínhamos o grande desafio de trabalhar diretamente com os fornecedores rurais, os agroextrativistas. No início foi difícil, mas hoje percebemos que foi uma ótima escolha”, disse Mauro Corrêa da Costa, coordenador de relacionamento da unidade industrial da Natura do município de Benevides, no Pará.
Um dos exemplos bem sucedidos dessa parceria foi a preservação de uma espécie de palmeira da região, a murumuru. “Antes da instalação da Natura na região, essa planta era indesejável, pois crescia no mesmo ambiente que o açaí e a andiroba, carros-chefe na produção de cosméticos”, afirmou Costa. Após a instalação da unidade, as 700 famílias da região passaram a preservar a palmeira. “Hoje, a murumuru é matéria-prima de cosméticos. Conseguimos aliar a geração de riquezas e preservação ambiental”.
Mídia como parceira – Além das parcerias institucionais para o desenvolvimento de projetos, as empresas também contam com um aliado importante na hora de divulgar suas ações. “A mídia pode e deve ser utilizada como parceira na divulgação de ações que busquem o alcance dos Objetivos do Milênio”, disse Percival Caropreso, criador dos ícones e material de comunicação dos ODM.
Segundo Caropreso, os meios de comunicação possuem um papel muito importante ao informar e conscientizar a população sobre determinado assunto. “É preciso tornar as ações conhecidas. As pessoas só abraçam uma causa quando elas sentem que fazem parte de um projeto ou quando isso as afeta. A campanha de divulgação dos ODM conseguiu inverter a lógica de passividade e fez com que as pessoas se sentissem responsáveis pelo alcance dos ODM”, explicou.
Congresso – As atividades do 3º Congresso Nós Podemos Paraná vão até quinta-feira (19). A programação completa pode ser conferida no site www.nospodemosparana.org.br. As inscrições podem ser feitas no local do evento, no Cietep (Av. Comendador Franco, 1341).