Príncipe Joachim, da Dinamarca abre a Bienal Brasileira de Design 2010

Cerimônia de abertura aconteceu no Cietep, em Curitiba, e pretende provocar a sociedade para refletir sobre a sustentabilidade por meio do design

clique para ampliar clique para ampliarPríncipe Joachim, da Dinamarca e a princesa Marie abriram a Bienal de Design no Cietep (Foto: Mauro Frasson)

Acompanhado da princesa Marie Cavallier, o príncipe da Dinamarca, Joachim HW Christian, esteve nesta terça-feira (14) em Curitiba, para participar da abertura da Bienal Brasileira de Design 2010 Curitiba. Uma das principais mostras da Bienal, a “it’s a small world” vem da Dinamarca e está diretamente ligada ao tema desta edição do evento: a sustentabilidade.

De acordo com o príncipe Joachim, que falou para uma plateia de empresários, jornalistas, designers e estudantes, a Dinamarca é uma sociedade onde a sustentabilidade está, diariamente, presente na agenda política do país, e o design é a ferramenta primária neste processo. “Um dos maiores desafios do mundo moderno está nas mãos dos designers, que têm a missão de criar produtos e serviços sustentáveis e inovadores. É muito bom saber que nós [Dinamarqueses] não estamos sozinhos neste projeto”, destaca.

A Bienal Brasileira de Design 2010 Curitiba é uma realização do Centro de Design Paraná, em parceria com o Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) por meio do Centro Internacional de Inovação (C2i). De acordo com o presidente da Fiep, Rodrigo da Rocha Loures, o design passou a ter um papel fundamental no alcance daquilo que todos buscam: um mundo sustentável. “Não é possível promover a sustentabilidade sem inovação. Daí a importância desta bienal ser realizada em Curitiba e com o apoio da Fiep, por meio do C2i. Precisamos envolver empresas, cidadãos e criadores”.

clique para ampliar clique para ampliarPresidente da Fiep, Rodrigo da Rocha Loures, deu as boas-vindas na abertura da Bienal (Foto: Mauro Frasson)

Loures também destacou a importância do design e da participação da Dinamarca como exemplo de ações sustentáveis. “O design vai além do sentido estético do produto. O design é um conjunto estratégico do negócio desde a gestão até a inovação de produtos, serviços e da governança corporativa. E a Dinamarca é referência do uso sustentável e inovador do design”.

Curitiba vai respirar design

Até o dia 31 de outubro, diversos pontos da capital paranaense irão receber mostras e seminários da Bienal Brasileira de Design 2010. A expectativa da organização é receber 250 mil visitantes, não apenas profissionais da área, mas também o público em geral. Ao todo, 38 conferencistas de diversos países se reunirão em Curitiba para discutir o design com foco na sustentabilidade. A participação poderá ser ampliada por cerca de 500 mil internautas que navegarão pelas exposições virtuais e poderão eleger o produto-destaque da Bienal.

A programação inclui um seminário internacional, chamado Design Innovation Labs; ações educativas com escolas da cidade; e ações culturais paralelas. As mostras acontecerão no Cietep, Memorial de Curitiba, Museu Oscar Niemeyer, Universidade Positivo, Jardim Botânico, Parque Barigüi e Sebrae Paraná.

Como o tema do evento é sustentabilidade – e essa é uma questão de interesse de toda a sociedade -, a jornalista e curadora geral da bienal, Adélia Borges, explicou, durante a cerimônia de abertura, como foi o processo de escolha das mostras e, principalmente, o formato de exposição que pretende interagir e democratizar o design para que todos reflitam sobre sustentabilidade. “Não chegamos a respostas ou soluções prontas, mas saímos do campo de frases feitas e discursos de efeito, e provocamos a reflexão sobre sustentabilidade e inovação por meio do design”, reforça.

A cerimônia de abertura contou com a presença de representantes do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), do Ministério da Cultura (MINC), do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), do Movimento Brasil Competitivo (MDC), além de personalidades do governo do estado do Paraná e da Dinamarca e do presidente da Fiat, Valentino Rizzioli. Para o presidente do Centro de Design Paraná, Ramiro Wahrhaftig, a bienal deverá atrair olhares do mundo para a Curitiba e para o tema sustentabilidade. “Esperamos que a bienal desperte em todos os participantes a consciência para a sustentabilidade. Só assim iremos um mundo melhor para vivermos”, finaliza.

Programação

Centro Integrado dos Empresários e Trabalhadores do Estado do Paraná (Cietep) – (Av. Comendador Franco 1341, Jardim Botânico)

Mostra Principal Design, Inovação e Sustentabilidade
Mostra Internacional It’s a Small World (Dinamarca)
Seminário Internacional Design Innovation Labs
Mostra Primórdios de uma Ideia
Mostra Memória da Indústria – O Caso da Cimo
Mostra Novíssimos

Memorial de Curitiba – (Rua Claudino dos Santos s/n, Centro Histórico)

Mostra Design Urbano: uma trajetória

Museu Oscar Niemeyer – (Rua Marechal Hermes 999, Centro Cívico)

Mostra A Reinvenção da Matéria

Universidade Positivo – (Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza 5300, Campo Comprido – Salão de Eventos da Pós-Graduação)

Mostra Memória do Design no Paraná
Seminário Internacional Design Innovation Labs

Jardim Botânico – (Rua Eng°. Ostoja Roguski s/n°, Jardim Botânico)

Mostra Gráfica Sustentabilidade: E eu com isso?

Parque Barigüi – (BR 277 Rodovia do Café Km 0, Santo Inácio)

Mostra Gráfica Sustentabilidade: E eu com isso?

Sebrae Paraná – (Rua Caetê 150, Prado Velho)

Seminário Internacional Design Innovation Labs

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR