Fiat e Senai formam jovens para trabalhar no setor automotivo

Formatura da primeira turma do programa, que ofereceu curso de Eletromecânica Automotiva, aconteceu quinta-feira, no Cietep

clique para ampliar clique para ampliarÁrvore da Vida deu novas perspectivas profissionais a 18 jovens de Curitiba e RMC que participaram do programa (Foto: Gilson Abreu)

Uma nova fase começa para os 18 jovens que receberam quinta-feira (21), no Cietep, em Curitiba, o diploma de conclusão do curso de Qualificação em Eletromecânica Automotiva, do programa Árvore da Vida – uma parceria entre a Fiat Automóveis, o Senai Paraná e a ONG Instituto Salesiano de Assistência Social. 

É a primeira turma do programa a se formar no Paraná e a entrega de diplomas teve a presença do gerente do Senai Cietep, Jorge Luiz Jacon, de representantes nacionais e regionais da Fiat, e de parentes e amigos dos formandos.

O programa tem como objetivo capacitar para o mercado de trabalho, jovens de 18 a 24 anos, de ambos os sexos, que se encontram em condições de vulnerabilidade social. Depois de concluído o curso, esses jovens são absorvidos como funcionários nas concessionárias regionais da Fiat.

Segundo Luana Ferreira, analista de Comunicação Corporativa da Fiat Automóveis, de Betim (MG), e coordenadora do programa Árvore da Vida, a primeira etapa é verificar com as concessionárias da região onde o programa é implementado, qual é a necessidade específica e o número de pessoas que ela precisa contratar para determinada função. “A partir daí, o ISVOR, que é a Universidade Corporativa da Fiat, desenvolve a metodologia e a carga horária do curso, que nesse caso foi de Eletromecânica”, explicou ela.

Jorge Luiz Jacon, gerente do Senai Cietep, conta que a parceria entre a entidade e a Fiat vem de longa data, com vários outros projetos realizados. “A atual iniciativa vai beneficiar bastante o mercado de trabalho de Curitiba. Por meio do programa Árvore da Vida, é possível atrair e capacitar jovens que precisam de emprego, direcionando-os para empresas que necessitam de funcionários qualificados”, disse ele. “Isso é muito importante para o desenvolvimento da nossa região”, observou.

Para Maicon da Silva Moraes, formando de 19 anos, o curso foi a concretização de um sonho. “Desde criança desejava trabalhar no setor automotivo. O curso ofereceu a oportunidade de ganhar conhecimentos na área e ser inserido no mercado de trabalho dentro daquilo que eu gosto”, disse ele.

Robson Ferreira, também de 19 anos, acredita que o curso foi um incentivo para continuar se desenvolvendo. “Essa oportunidade mudou muita coisa em minha vida. Uma delas é que, após terminar o ensino médio, não pensava em fazer uma faculdade, mas a partir de tudo que absorvi durante o programa, hoje desejo continuar os estudos e aprender ainda mais”.

Leandro Kovalski, 19 anos, sente que além do conhecimento técnico, outros valores foram acrescentados com o curso. “Sinto que ganhei mais responsabilidade e autoestima, além de ter metas mais claras agora e a  possibilidade de ajudar minha família”.

Atrativos do programa – O programa facilita o acesso dos alunos às aulas oferecendo vale-transporte, uniformes, alimentação, seguro de vida, material didático e até recursos para tirar a carteira de habilitação (autoescola e taxas).

O currículo escolar é composto pelas disciplinas de português, matemática, informática e conhecimentos técnicos. No caso do curso de Eletromecânica, os alunos recebem ensinamentos sobre: metrologia automotiva; desenho técnico; sistemas de suspensão, direção e freios; motores; hidráulica e pneumática; alinhamento e balanceamento; sistemas de transmissão; eletroeletrônica e gerenciamento eletrônico de motores.

Mais de mil jovens – O programa Árvore da Vida foi criado em 2006 pela Fiat Automóveis em parceria com o Senai e entidades não-governamentais, e já beneficiou 1.130 jovens em todo o Brasil. Os cursos do programa são focados na área automotiva e formatados pela ISVOR (Universidade Corporativa da Fiat) de acordo com a demanda das concessionárias Fiat de cada região, permitindo assim a absorção desses jovens no mercado de trabalho.

 O programa acontece em Betim (MG), São Paulo (SP), Recife (PE), Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR).

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR