O Senai Paraná realiza nesta e na próxima semana, uma série de encontros que objetivam discutir o cenário atual dos setores de cerâmica vermelha, de papel e celulose e o moveleiro, além de fornecer sugestões que possam incrementar as atividades. No sábado (06), acontece o II Workshop de Cerâmica Vermelha, em Ponta Grossa. Já dias 08 e 09, acontece o II Seminário de Papel e Celulose, em Telêmaco Borba. Dia 10, será realizado o Workshop da Indústria Moveleira, em Curitiba.
Voltado a empresários e profissionais do setor da cerâmica vermelha, o workshop trará, além de palestras uma exposição com 12 fornecedores de equipamentos e acessórios para a cerâmica vermelha.
A intenção do workshop, segundo Adilson Carlos Costa, coordenador do Laboratório de Cerâmica Vermelha do Senai Ponta Grossa, é reunir empresários de todas as regiões e trabalhar com temas que traduzam as necessidades do Paraná. “Hoje a maior dificuldade é em relação à matéria-prima e à adequação à norma 15.270-3, que aborda a parte técnica do produto acabado”, afirma Costa, destacando que hoje o Senai presta consultoria técnica a 80 empresas que querem se regularizar neste quesito.
Um dos destaques do workshop é a palestra “Introdução de carvão na composição de cerâmica vermelha visando à redução de custo e melhoria da homogeneização da parte inferior e superior do forno”, que será ministrada por Nilo Schneider, da Carbonífera do Cambuí, localizada no município de Figueira, no Norte Pioneiro. O professor Amando Alves de Oliveira, do Senai Mário Amato, em São Paulo, falará sobre o uso de combustíveis alternativos.
Também haverá palestras sobre a importância do isolamento térmico para a economia de energia térmica, o aproveitamento de resíduos de mineração nas composições de cerâmica vermelha e segurança do trabalho.
O workshop acontece das 8h às 18 horas, no Senai Ponta Grossa (Rua Joaquim de Paula Xavier, 1050). Inscrições e informações aqui.
Papel e celulose – O II Seminário de Papel de Celulose, de Telêmaco Borba, tem como objetivo difundir conhecimentos técnicos na área de fabricação de papel e celulose, buscando melhor compreensão das tecnologias e pesquisas que estão sendo realizadas no setor.
Um dos destaques da programação é a palestra “O papel impresso no mercado brasileiro”, que será ministrada por Reinaldo Oliveira, da empresa Norske Skog Pisa. Outro assunto que será abordado é o uso de bio-tratamentos na indústria de papel e celulose.
Dia 09, as palestras são mais técnicas e abordarão temas como planejamento e controle de manutenção, estrutura de cartão multicamada e influência da geometria na polpação Kraft.
O seminário acontece das 19h às 22 horas, ambos os dias, na Secretaria Municipal de Educação (Rua XV de novembro s/nº Centro – próximo ao Terminal Rodoviário). Inscrições aqui.
Indústria moveleira – Durante o Workshop resíduos da indústria moveleira, será apresentado o Projeto da Central de Resíduos do Setor Moveleiro, desenvolvido pelo Senai Empresas em parceria com o Sindicato da Indústria do Mobiliário e Marcenaria do Estado do Paraná (Simov). Haverá também a palestra “Impacto da Política Nacional de Resíduos Sólidos no Setor de Móveis e de Madeira”, que será ministrada por Roberto Gava, coordenador do Conselho Temático de Meio Ambiente e Recursos Naturais da Fiep.
Além da palestra, haverá a apresentação do case de sucesso da Central de Triagem do Sindicato da Indústria de Calçados e Componentes para Calçados de Três Coroas, no Rio Grande do Sul.
O workshop acontece das 8h30 às 10h30, no Auditório II da Unindus, no Cietep (Av. Comendador Franco, 1341). Informações pelo telefone 0800-643-7475.