
Foram inauguradas nesta sexta-feira (05) as obras de ampliação da unidade do Sistema Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná) em Foz do Iguaçu, no Oeste do Estado. As novas instalações da Fiep, Sesi, Senai e IEL na cidade permitirão que a unidade praticamente duplique o número de vagas ofertadas à comunidade através do Colégio Sesi de Ensino Médio e dos cursos profissionalizantes do Senai.
“Há sete anos a unidade de Foz do Iguaçu tinha oito colaboradores. Hoje são 74, entre profissionais e estagiários. Há sete anos, atendíamos cerca de 200 alunos. Hoje são 5,5 mil. Este espaço exala cuidado, competência e utilidade, porque educação é essencial para o nosso desenvolvimento e para a sociedade”, afirmou o presidente do Sistema Fiep, Rodrigo da Rocha Loures. “O que há de mais valioso aqui é a qualidade do nosso pessoal, que assegura que nossos estudantes possam estar plenamente evoluídos para, ao irem para as empresas, gerar valor sustentável com seu trabalho”, completou o empresário.
As obras de ampliação foram possíveis graças a uma parceria do Sistema Fiep com a Itaipu Binacional, que cedeu o imóvel para a instalação da unidade no local. O novo prédio amplia em 1.100 metros quadrados a estrutura da entidade no município. Com isso, o Senai deve aumentar de 2.717 matrículas realizadas em 2009 para 5.500 em 2010, nos cursos das modalidades de Aprendizagem Industrial (áreas automotiva e eletromecânica); Cursos Técnicos (Saúde e Segurança no Trabalho, mecânico e eletromecânica); Qualificação e de Aperfeiçoamento (nas áreas têxtil e vestuário, de construção civil, metalmecânica e automobilística). Já o Colégio Sesi deve passar dos atuais 67 alunos para 120 em 2011.
“Nossa região vem se transformando em um pólo de conhecimento”, disse o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek, presente à cerimônia. “Mas fazemos tudo cuidando do meio ambiente. A Fiep é uma instituição de vanguarda no Brasil por introduzir o debate sobre a sustentabilidade e a nós nos orgulha muito esta parceria”, complementou.
Biblioteca – Durante a cerimônia, foi também inaugurado o novo espaço da biblioteca da unidade, nomeado Sala Professora Izolete Nieradka. “Tive o privilégio de ser aluno da professora Izolete e, nos tempos difíceis, foram mulheres como ela que nos esninaram que o único caminho para o desenvolvimento se dá através da educação”, completou Samek.
Além das inaugurações, a cerimônia também marcou a assinatura do protocolo de intenções celebrado entre a Fiep e o Senai Paraná com a Itaipu Binacional, Fundação Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Prefeitura de Foz e a Secretaria Estadual do Trabalho e Emprego para implantação do programa “Semeando a Cidadania”.
O programa visa a qualificação e inserção no mercado de trabalho de jovens em situação de exclusão social. “Este é um grande convênio. Pequeno no volume de recursos, mas grande pela ação espetacular que vamos realizar tirando nossos irmãos que vivem no submundo e trazendo-os para a sociedade”, disse o secretário de Estado do Trabalho e Emprego, Tércio Albuquerque.
Participaram da cerimônia, ainda, o diretor do câmpus de Medianeira da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR); o diretor-regional do Senai Paraná, João Barreto Lopes; o superintendente do Sesi Paraná, José Antônio Fares; e o coordenador da Fiep em Cascavel, Gilberto Bordin, além de vices-presidentes da Federação e dirigentes de sindicatos empresariais da região.