
Mais de 70 pessoas participaram do Seminário de Inovação e Propriedade Intelectual na Indústria, realizado quinta-feira (4), em Foz do Iguaçu. O diretor regional do Senai Paraná, João Barreto Lopes, participou do evento, que encerrou uma série de nove encontros realizados em Curitiba e diversas cidades do interior para difundir aspectos relacionados ao processo de inovação e orientar as empresas no que se refere à proteção das inovações, por meio do registro de patentes.
Organizados pelo Sistema Fiep, por meio do Senai e do IEL, os seminários reuniram mais de mil pessoas, entre empresários, profissionais das empresas, acadêmicos e pesquisadores.
Em Foz, ministraram palestras o diretor da Fundação da Sociedade Brasileira Pró-Inovação Tecnológica (PROTEC), Roberto Nicolsky, que falou sobre a dinâmica da inovação, com foco no modelo brasileiro; e a gerente de inovação do Senai-PR, Sônia Parolin, que falou sobre as ações da entidade nesta área e os projetos em andamento. O Centro Internacional de Inovação (C2i) foi apresentado por Ieda Tacla, do IEL. O empresário Aurélio Sant’Anna apresentou o case da Movelaria Paranista, que desenvolveu a linha de móveis com o conceito design seguro, com apoio do Edital de Inovação do Senai DN e em parceria com o Senai-PR.
Na sexta-feira (5), foi promovido o curso “Pesquisa Patentária para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação”, ministrado por Heloisa Cortiane de Oliveira, do Serviço de Propriedade Intelectual do Senai Paraná.