
O Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) trouxe a Curitiba, nesta quinta-feira (11), o australiano, especialista em gestão, Ken O’Donnell, para ministrar a palestra “O espírito do líder na era da incerteza”. O evento foi aberto pelo presidente da Fiep, Rodrigo da Rocha Loures, que demonstrou bastante admiração pelo convidado que, segundo Loures, é um amigo de mais de uma década. “Eu conheci o Ken numa palestra em São Paulo. Na ocasião, me chamou a atenção quando ele falava sobre as estratégias para lidar com a pressão a que somos submetidos diariamente como trabalhadores, pais de família, companheiros, estudantes. Ele dava dicas de como conviver neste contexto e ainda ser feliz”, relembra Loures.
O’Donnell também aproveitou a passagem por Curitiba para lançar sua mais recente obra literária sobre liderança: O Espírito de Líder. O evento, que contou com sessão de autógrafos, aconteceu nesta quinta-feira (11) no Cietep. Com um discurso simples e sem nenhuma pressa, O’Donnell contou que esta trilogia foi escrita durante um trabalho que desenvolveu para a multinacional Unilever, logo após o trágico Tsunami que atingiu a Ilha de Sumatra, na Indonésia, em 2004. Segundo ele, o presidente da Unilever reuniu seus diretores e os levou para trabalhar no socorro às vítimas. “Ele ficou indignado com aquela tragédia e resolveu ajudar e, ao mesmo tempo, mostrar aos seus diretores, lições de liderança com base na sensibilidade. Além de participar das atividades de apoio humanitário, ele me pediu para escrever um livro sobre o tema”, conta.
Liderar na era da incerteza
De acordo com Ken O’Donnell, para ser um bom líder em qualquer época ou lugar, é preciso ter, pelo menos, três características: saber lidar com as diferenças; ter sabedoria para responder rapidamente aos acontecimentos; e saber promover o diálogo. E para quem pensa em se tornar um líder, ele dá uma receita bastante simples: “Primeiro faça uma lista de como você não gosta de ser tratado. Em seguida, faça outra lista de como você gosta de ser tratado. Siga a risca e você será um bom líder”.
O’Donnell também comentou sobre a liderança delegada à chamada “Geração Y” – jovens que nasceram na era da internet -. Segundo o especialista, esta geração sai das universidades formatada apenas para dar lucro. Porém, sem experiência para conduzir pessoas ou processos. “Eles saem das escolas muito quadrados e sem condição alguma de lidar com esse mundo tão complexo”, afirma.
E para aqueles que já ocupam postos de liderança, o especialista finaliza com o seguinte recado: “Para saber se você é um bom líder, pergunte a si mesmo: As pessoas ficam mais contentes quando você chega ou quando você vai embora?”.