
O espírito de cooperação e de solidariedade e a integração propiciados pelo esporte foram enaltecidos na abertura da etapa estadual dos Jogos do Sesi 2010, em Cascavel. Realizado na noite de sábado, na Associação Atlética Cascavel, o encontro reuniu as delegações das 132 indústrias que participam da competição. Os atletas receberam com aplausos o árbitro de futebol Evandro Rogério Roman, da FIFA, escolhido como paraninfo desta edição dos Jogos. Ele fez um reconhecimento à iniciativa do Sesi de realizar os jogos e homenageou os trabalhadores-atletas;
“O esporte não é único caminho, mas sem dúvida é a principal ferramenta para a educação e para agregar as pessoas”, disse Roman, que também cantou com a Orquestra de Viola Caipira da Faculdade Assis Gurgecz, idealizada por ele e que animou a abertura dos Jogos.
O encontro teve a presença do vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná, José Luiz Parzianello; do coordenador regional da entidade; Gilberto Luiz Bordin; da gerente de Esporte e Lazer do Sesi Paraná, Débora de Lara; do gerente da regional Oeste/Sudoeste do Sesi e Senai, Alexandre Destefano, e do coordenador estadual dos Jogos do Sesi, Roberto Ballesca.
Os industriários aplaudiram de pé a entrada da tocha Olímpica pelas mãos do atleta Alcione dos Santos, de Cascavel, que também proferiu o juramento do atleta. “É um orgulho e uma honra para a nossa região receber industriários de todo o Paraná para este evento, que é um dos importantes do Sesi”, disse Destefano, ao dar boas vindas aos atletas, em nome do presidente do Sistema FIEP, Rodrigo da Rocha Loures, e do diretor superintendente do Sesi-PR, José Antonio Fares. É preciso reconhecer o excelente trabalho realizado pela equipe da gerência do Esporte e Lazer e por todos os profissionais desta área, que se dedicam a fazer dos Jogos do Sesi um momento importante para os trabalhadores, para as empresas e para a nossa entidade”, afirmou ele.
A gerente de Esporte e Lazer do Sesi-PR, Débora de Lara, enalteceu as indústrias paranaenses que têm equipes nos Jogos e lembrou que os atletas presentes em Cascavel já são vitoriosos, porque finalistas de etapas anteriores. “Aqui o objetivo é a medalha de ouro no Paraná e a vaga para a próxima etapa, a do Sul-Brasileiro. O mais importante é que cada um dos atletas tenha em mente e vivencie os valores do esporte, que são a cooperação, a integração e a confraternização”, declarou Débora. Participaram do encontro o gerente da regional Noroeste do Sesi e Senai, Belino Sezino, e gerentes de unidades do Sesi e todo o Estado.