
O Senai Paraná é a marca preferida pelo público paranaense no segmento “Ensino de Capacitação Profissional” segundo o projeto Impar – Índice das Marcas de Preferência e Afinidade Regional, realizado pelo Grupo RIC Paraná em parceria com o Ibope Inteligência. A pesquisa revela o que os consumidores do Estado têm como hábitos de consumo e como as marcas são percebidas por seus clientes. A pesquisa aponta que 34% dos consumidores paranaenses indicam o Senai Paraná como a principal referência do segmento.
“Este é o resultado de um trabalho de anos, que atende aos interesses e às necessidades da indústria. Mostra o quanto crescemos em quantidade e qualidade para alavancar o desenvolvimento do Estado”, afirma o diretor-regional do Senai Paraná, João Barreto Lopes. O projeto Impar mostra resultados referentes à preferência do público em relação às marcas, à inclinação, simpatia, favoritismo, predileção, manifestações de afeto, estima e prioridade dispensadas às marcas e produtos.
Os dados apresentados pela pesquisa são relacionados ao hábito de consumir uma marca, e não de lembrá-la. “O objetivo do Projeto Impar é fomentar o desenvolvimento regional, instituir uma ferramenta que sirva como bússola para os players do mercado, que deverão usar os resultados apresentados como baliza para aprimorar a performance de marcas e produtos perante seus públicos-alvo”, diz o vice-presidente executivo do Grupo RIC Paraná, Leonardo Petrelli.
Um dos diferenciais do Impar é a avaliação do desempenho regional das marcas. Entre os meses de junho e julho de 2010, o Ibope Inteligência realizou 1708 entrevistas, em 10 microrregiões do Paraná (Curitiba e região, Ponta Grossa e região, região Centro-Sul, Cascavel e região, Foz do Iguaçu e região, Toledo e região, região Noroeste, Maringá e região, região Nordeste e Londrina e região) e avaliou 46 categorias de produtos e serviços da cadeia produtiva do varejo no Estado.
Na concorrência regional, o Senai também obteve reconhecimento do público: foi a marca mais citada no segmento em Curitiba (30%), Ponta Grossa (42%), Maringá (45%), Londrina (39%), Cascavel (48%), Toledo (55%) e na região Nordeste do Estado (40%).
“O reconhecimento público aconteceu em praticamente todas as regiões do Estado. Isso só aumenta nosso compromisso de manter e ampliar nossos programas de educação profissional e serviços técnicos e tecnológicos em todo o Paraná”, completa Barreto.
Nos últimos dois anos, o Senai Paraná ampliou em 100% seu número de matrículas nas várias modalidades de educação profissional ofertadas. A meta para 2011 é alcançar 250 mil matrículas. O índice de empregabilidade dos alunos formados pela instituição chega a 91%, média superior a de todos os departamentos regionais do Senai de todo o Brasil. No total, o Senai Paraná formou mais de 2,5 milhões de profissionais para o setor industrial do Estado.