O público que circula no Mercado Municipal, em Curitiba, nesta quinta e sexta-feira, tem a oportunidade de acesso a informações e uma série de orientação sobre como comprar, armazenar e preparar alimentos com todos os requisitos de higiene. A ação marca o lançamento, no Paraná, do Programa Alimentos Seguros – PAS Consumidor.
A atividade é uma realização conjunta do Senai, Sesi, do Senac, do Sesc e Sebrae. Essas entidades são as mantenedoras do PAS, que foi criado em 1998 com o objetivo de disseminar e apoiar a implantação de boas práticas nas empresas do ramo de alimentos e alimentação de todo o País. O PAS com foco no consumidor começou em 2007, com projetos pilotos, e já foi lançado em 12 Estados.
No Paraná, o evento de lançamento começou quarta-feira (24), com palestras de consultores do programa e uma palestra especial do especialista Roberto Figueiredo, conhecido como Dr. Bactéria. Ele falou sobre os riscos que a falta de cuidados com a higiene acarreta à saúde e citou hábitos perigosos comuns, adotados pela maioria das pessoas.
O especialista combateu a maionese caseira. “Deveria ser banida da terra”, afirmou. Entre outras dicas, disse que lavar a carne expõe o produto a ação de bactérias; que alimento em temperatura ambiente por mais de 2 horas deve ser jogado no lixo; que a comida deve ir para a geladeira ainda quente e destampada, para ser rapidamente resfriada. Segundo o especialista, as pessoas jamais devem consumir ovos crus ou com gema mole. “São cuidados fáceis, que ampliam a segurança e protegem a saúde. É preciso que estejamos atentos aos perigos e que tomemos atitudes para nos proteger e proteger nossas famílias”, afirmou.
Marco no Brasil – O consultor Leonir Martello, coordenador do PAS junto a todos os departamentos regionais do Senai, explicou que o programa surgiu para atender a demanda dos empresários do ramo de alimentos que precisavam melhorar a qualidade do produto, em função de regulamentações dos ministérios da Saúde e da Agricultura. “As empresas eram cobradas e não sabiam como proceder”, explicou.
O programa é baseado em requisitos higiênicos e sanitários. A metodologia foi desenvolvida pelo Senai e consiste em capacitar a equipe da empresa, diagnosticar a situação, implantar as medidas e realizar auditorias. Hoje o programa está implantado em 32 mil empresas brasileiras, entre indústrias, supermercados, bares, restaurantes.
“O programa é um marco no Brasil no que se refere a qualidade dos alimentos, com forte impacto nas exportações, pois permitiu que o produto brasileiro se adequasse aos requisitos internacionais”, explicou Martello. Segundo ele, as ações de fortalecimento do PAS consumidor começaram em 2009 e devem prosseguir até 2011. Para o triênio seguinte (2012 a 2015) duas estratégias estão traçadas: a de passar a trabalhar a partir de cadeias produtivas e a de fortalecimento da marca do programa. Mais informações www.dn.senai.br/pasconsumidor