Sesi firma convênio para centro cultural em São José dos Pinhais

Parceria com prefeitura prevê construção de teatro e museu no espaço da indústria Senegaglia, a primeira do município da RMC

 

clique para ampliar clique para ampliarRodrigo da Rocha Loures e Ivan Rodrigues assinam convênio (Foto: Rogério Theodorovy)

O Sesi Paraná e a prefeitura de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), assinaram nesta quinta-feira (16) um convênio para a implantação e desenvolvimento do Centro Cultural Senegaglia, a ser instalado no complexo arquitetônico da antiga indústria Senegaglia, a primeira indústria de São José dos Pinhais, que desempenhou papel fundamental na história da industrialização do Paraná no início do século 20. Participaram da cerimônia de assinatura o presidente do Sistema Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), Rodrigo da Rocha Loures; o diretor-superintendente do Sesi Paraná, José Antônio Fares; e o prefeito de São José dos Pinhais, Ivan Rodrigues, entre outras autoridades.

 

O convênio prevê o projeto de restauro do Centro Cultural Senegaglia e a instalação de um teatro do Sesi e de um museu da indústria no local, que contará a história da indústria de São José dos Pinhais no Paraná. A parceria também inclui apoio do Sesi Paraná para o projeto de captação de recursos e restauro do imóvel, através da Lei Rouanet de incentivo à cultura, e programação cultural para o teatro do Sesi, como a realização de núcleos de dramaturgia, atividades de formação de plateia, circuito cultural, cineclube e programação de shows e concertos com nomes do cenário local e nacional.

O cronograma do plano de trabalho estima que o Centro Cultural Senegaglia deverá ser aberto ao público no final de 2011. O projeto recupera e valoriza o patrimônio industrial de São José dos Pinhais e sua contribuição para a história da indústria do Paraná, integra o município a atividades culturais de relevância nacional e aumenta o fluxo de pessoas na região, beneficiando o comércio e serviços centrais da cidade.

Tanto o espaço do teatro quanto do museu serão cedidos pela prefeitura em comodato ao Sesi por um período de 20 anos. O Sesi será responsável pelo projeto de restauro e pela captação de recursos para viabilização da obra junto a indústrias de São José dos Pinhais. A Secretaria Municipal de Cultura e o Sesi farão a gestão compartilhada da administração do teatro e sua programação.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR