Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana de Curitiba, inaugurou nesta quinta-feira (24) sua unidade da Indústria do Conhecimento, centro multimídia de inclusão digital em que o trabalhador, sua família e a comunidade têm acesso gratuito a livros, revistas, publicações eletrônicas e computadores conectados à internet. O projeto é uma iniciativa do Sesi Paraná em parceria com prefeituras e empresas.
Em Tamandaré, a unidade foi instalada no bairro Cachoeira, próxima do centro administrativo do município. Na parceria, o Sesi construiu e equipou a biblioteca. O município cedeu o terreno, os funcionários para atender ao público e faz a manutenção do espaço. No total, são disponibilizados à comunidade 1,3 mil livros e 10 mil publicações eletrônicas, além de nove computadores com acesso à internet.
O prefeito de Almirante Tamandaré, Vilson Goinski, afirmou que a população do município deve fazer “o melhor uso possível” do equipamento. “Vamos fazer com que nossos alunos criem o hábito da leitura e o de frequentar a biblioteca”, disse. “São obras como essa que nos dão satisfação e realização como gestores. Destaco parcerias como a que fizemos aqui para viabilizar essa biblioteca com o Sistema Fiep, um espaço para melhorar o atendimento à educação e à cultura na nossa cidade”, completou.
“Temos que dar os parabéns ao município por trazer uma dessas unidades, que convida à educação e à informação”, afirmou o gerente regional do Sesi e do Senai em Curitiba e Região Metropolitana, Ademir Vicente da Silva. “A nação tem um débito a ser quitado com a educação. Evoluímos em quantidade, mas temos um desafio enorme de evoluir na qualidade da educação”, disse. “Esta inauguração é motivo de muito orgulho para o Sistema Fiep, pois demonstra o compromisso de todo o Sistema S em investir na educação”, complementou.
O Sistema Fiep já viabilizou a instalação de 14 unidades da Indústria do Conhecimento em todo o Paraná. Até o fim do ano, outras 20 devem ser inauguradas no Estado.