
O Centro Internacional de Negócios (CIN) da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) trouxe a Curitiba nesta segunda-feira (11), uma comitiva de empresários da Região da Cantábria, na Espanha, com interesse em investir em empresas ou projetos do setor produtivo do Paraná.
A Cantábria é uma região do Norte da Espanha pouco conhecida, porém, com grande potencial tecnológico e, segundo o diretor do Centro Espanhol de Negócios, Juan José Maria Lago, o Paraná e a Cantábria têm muitas similaridades. “Além da cultura e do modo de vida muito parecido entre as duas regiões, o setor produtivo da Cantábria é forte em áreas também similares aos daqui, como metalmecânica, automação, químico, agroalimentar e energias renováveis”, explica.
Para a coordenadora do CIN, Janet Pacheco, a estrutura e o expertise tecnológico dessa região vai de encontro aos interesses da Fiep no desenvolvimento do setor produtivo do Paraná. “As pesquisas e o investimento em tecnologia para novas energias fazem parte dos Objetivos do Milênio (ONU) para a sustentabilidade, e está na agenda da Fiep”. Além desse alinhamento, Janet destacou o histórico recente de volume de transferência de recursos entre o Brasil e a Espanha. “O fluxo de câmbio entre o Brasil e a Espanha em 2010 foi de mais de R$ 10 bilhões. A participação do Paraná nesse montante não chega a 10%. Precisamos ampliar essa relação comercial”.
Oportunidades
Neste encontro, o Centro Espanhol de Negócios trouxe representantes de três empresas da Cantábria. Uma do setor têxtil, uma de logística por ferrovias e outra de tecnologia de informação. “Esta é apenas a primeira aproximação com investidores desta região da Espanha. Agora que já foi demonstrado real interesse por parte deles, vamos contatar a embaixada e ampliar as oportunidades para outros segmentos e, assim, ofertar outras oportunidades para o setor produtivo do Paraná”, explica Janet.
O encontro foi realizado em formato de rodada de negócios. Todos os empresários do Paraná que estiveram presentes no evento puderam conversar diretamente com cada uma das empresas espanholas ali representadas. Segundo o gerente comercial da HBS Automação, situada em Telêmaco Borba, Célio Brandão, essa aproximação é importante para a expansão e a diversificação dos negócios. “Hoje nossa expertise é automação para o setor de papel e celulose, mas estamos em busca de parceria para novas tecnologias e novos negócios”, finaliza.