Rede CIN reúne representantes de 17 Estados na Fiep

Centros Internacionais de Negócios trocam experiências regionais e planejam próximas ações para capacitar empresários no mercado internacional

Com objetivo de discutir o andamento de suas ações estratégicas e definir seus próximos passos, a Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN) iniciou nesta segunda-feira (11), em Curitiba, sua 2ª Reunião de Análise Estratégica (RAE). O evento, que dura quatro dias, é realizado na sede do Jardim Botânico (Cietep) da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) através do Centro Internacional de Negócios do Paraná (CIN-PR).
A Rede CIN tem como objetivo capacitar pequenas e médias empresas brasileiras para competirem no mercado internacional. Ela é coordenada nacionalmente pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI) e na esfera estadual pelas federações das indústrias.
O evento iniciado nessa segunda-feira reuniu gerentes da rede de 17 Estados. Além de discutir a análise estratégica que está em curso, haverá oficinas setoriais nos setores de móveis e madeira, metalmecânico e eletroeletrônico, biotecnologia, tecnologia da informação e comunicação (TIC), conforme informou Janet Pacheco, coordenadora do CIN-Paraná.
Na opinião de José Marcelo de Castro, gerente do CIN Amazonas, é salutar a troca de experiências que acontece nestes eventos, como exemplo ele cita um seminário que representantes do Paraná farão em Manaus em outubro sobre a iniciativa bem sucedida no setor de orgânicos. “Cada Estado tem características próprias, mas muitos projetos podem ser aplicados com sucesso em outras regiões”, observa.
Assim também pensa a gerente do CIN de Minas Gerais, Solange Malheiros. Segundo ela a importância do evento desta semana é “alinhar o pensamento, conhecer os projetos e ver como cada CIN pode contribuir”. Na sua opinião,  “o Brasil tem uma diversidade muito grande, conciliar estas características e fazer com que a Rede (CIN) funcione e opere com eficiência é um grande desafio que já está sendo vencido”, completa.
Para a analista da unidade de comércio exterior da CNI, Sarah Saldanha, as contribuições que vêm sendo feitas pelos gerentes regionais a cada reunião denotam a maturidade da iniciativa. “Se o grupo está refletindo as melhorias que vêm ocorrendo, é um bom sinal”, avalia.
Resultados – Outro objetivo do evento é construir uma proposta para a nova modelagem de implementação das atividades do Al-Invest, programa da União Européia que tem como objetivo apoiar a internacionalização das pequenas e médias empresas da América Latina para atuação no mercado europeu.
Na quarta-feira (13) haverá a apresentação dos resultados do programa Al-Invest Clínica de Embalagens, que capacitou 31 empresas do ramo moveleiro do Paraná, trabalhando competências para que as embalagens de seus produtos estejam adequadas para o mercado internacional.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR