
O Instituto Europeu de Estratégias Criativas e Inovação realizou em abril, o 4º Encontro Internacional de Diretores de Inovação. Para o evento, que aconteceu em Paris (França), o Clube de Diretores de Inovação elegeu 25 cases de diferentes países para tratar o tema: “Estratégias de crescimento por meio da gestão dos ecossistemas da inovação”. Um dos cases escolhidos foi o Centro Internacional de Inovação (C2i), criado em 2009 pela Fiep.
Segundo o diretor executivo do C2i, Filipe Cassapo, os demais participantes destacaram a capacidade de articulação e atração de parceiros, pesquisadores e empresas em prol da inovação no Paraná. “Todos ficaram impressionados com a capacidade de planejamento estratégico de desenvolvimento da inovação no estado por meio da Fiep e do C2i”, explica. Cassapo destacou, também, o interesse dos demais dirigentes de inovação de outros países em investir em empresas inovadoras do Paraná, em conhecer o modelo de gestão do C2i e desenvolver parcerias de integração.
Empreendedorismo – Outro case que foi referência no evento foi a Medicon Valley, um exemplo bem sucedido de indução de empreendedorismo de alto impacto e atração de investimentos na indústria farmacêutica. A iniciativa uniu, em 1994 universidades, empresas e poder público de duas regiões da Europa: Suécia e Dinamarca. Atualmente a rede conta com 350 empresas e 3,6 milhões de pessoas envolvidas.