
A Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) e a prefeitura de Mangueirinha, na região Centro-Sul do Estado, firmaram uma parceria para a elaboração de estudos sobre o potencial do município para atração de investimentos industriais. Técnicos da Coordenação de Desenvolvimento da Federação já começaram a fazer levantamentos sobre ativos e fatores estratégicos que podem ser utilizados pela cidade para receber empresas.
“Temos no município várias centrais hidrelétricas e queremos aproveitar esse potencial energético para atrair indústrias”, afirma o vice-prefeito de Mangueirinha, Edenilson Luiz Palauro, que esteve em visita à Fiep. “Acreditávamos que a Federação pudesse nos indicar algumas empresas que poderiam se interessar pelo município, mas já estamos recebendo muito mais do que isso”, acrescentou.
O gerente de Fomento e Desenvolvimento da Fiep, Gustavo Fanaya, explica que esta área da Federação possui know-how para elaborar estudos que contribuam para alavancar o crescimento econômico regional. “Junto com a prefeitura de Mangueirinha vamos trabalhar para que o município encontre caminhos para seu desenvolvimento e para alavancar seus indicadores na questão industrial, que é prioridade para a gestão municipal”, explica. Segundo Fanaya, ainda em maio técnicos da Fiep visitarão a cidade para aprofundar os estudos.
O trabalho que está sendo desenvolvido pela Federação em Mangueirinha também pode ser replicado para outros municípios paranaenses. “O Sistema Fiep pode contribuir com os municípios porque contamos com competências e técnicos capacitados para alavancar o desenvolvimento regional”, afirma a economista Gina Paladino, assessora da presidência da Fiep.