
Os Observatórios Sesi/Senai/IEL do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), apresentaram nesta terça-feira (26), em Curitiba, os resultados mais recentes dos trabalhos desenvolvidos para o Comitê Gestor Estratégico do Setor Automotivo, grupo formado por atores de diversos níveis desta cadeia produtiva que se reúne com vistas a consolidar o setor no Paraná e gerar oportunidades em âmbito mundial.
Segundo a gerente dos Observatórios, Marília de Souza, existem muitos motivos para comemorar. Desde que o comitê foi formado, em 2007, várias ações desenvolvidas pelos Observatórios geraram frutos que já estão beneficiando a indústria automobilística no Estado. Estas iniciativas se concentram, principalmente, na questão da mão de obra, identificada junto aos atores econômicos deste setor como um dos principais desafios para os próximos anos.
Este foi o oitavo encontro do comitê. Na ocasião foi entregue a versão preliminar do estudo “Dinâmicas e tendências do setor automotivo”, publicação produzida pelos Observatórios que traz a dinâmica global do setor automotivo, avaliando diversas variáveis, como consumo, mercado, tecnologias e o cenário macroeconômico.
Esta é a segunda edição da publicação, que serviu de base para a elaboração das questões que nortearam outro estudo dos Observatórios, intitulado “Cenários da Indústria Automotiva: Região metropolitana de Curitiba 2020”, entregue aos integrantes do Comitê no ano passado. A publicação entregue esta semana trouxe dados econômicos atualizados, que contribuirão para embasar propostas e delinear projetos para a indústria automobilística paranaense.
Na opinião do vice-presidente da Renaul do Brasil, Alain Tisseir, a atuação da Fiep vem se mostrando promissora na elaboração de propostas e na condução das ações necessárias para a consolidação do setor automotivo no Estado. “É um lugar privilegiado, um dos poucos que consegue reunir uma cadeia completa, onde tem um debate de idéias, e não papo-furado.”, avalia.
Também o diretor regional do sindicato nacional da indústria de componentes para veículos automotores (Sindipeças), Benedicto Kubrusly, destaca a atuação do Comitê. “Sou fã deste comitê, suas ações foram muito além do esperado.”, avalia. Na sua opinião, através do trabalho dos Observatórios a Fiep vem se colocando como “fator de galvanização” das discussões em torno das estratégias de futuro para o setor automotivo no Estado.
Outra iniciativa dos Observatórios apresentada aos integrantes do Comitê Gestor Automotivo foi a criação de um Blog, onde, além de notícias do setor, estarão disponíveis os Informativos do Setor Automobilístico produzidos pela equipe dos Observatórios para subsidiar a indústria com informações sobre o setor. Na ocasião também foi celebrada a centésima edição deste informativo.
Cursos – Além das publicações e do Blog, foram apresentados os resultados dos cursos criados para atender às demandas identificadas pelo Comitê Gestor Automotivo.
No início deste ano foi iniciada a segunda turma do curso de especialização em Engenharia Automotiva, desenvolvido através de uma parceria do Senai com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) com vistas a atender uma demanda da indústria automotiva por profissionais especializados.
Outra iniciativa nesta área é o curso de extensão “Gestão de Pessoas para Líderes de Produção do Setor Automotivo”, lançado nesta terça-feira (26). O curso foi desenvolvido pela Universidade da Indústria (Unindus) e Observatórios SESI/SENAI/IEL com o apoio de gestores de recursos humanos atuantes no setor automotivo do Paraná. O programa terá seis meses de duração com aulas semanais, e tem como objetivo complementar a formação dos líderes de produção no setor automotivo.