Movimento A Sombra do Imposto ganha dimensão nacional

Campanha lançada pela Fiep no ano passado será apresentada, no próximo dia 16, a lideranças empresariais de todo o país

Criado em 2010 pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) para conscientizar a população paranaense sobre o peso dos tributos, o movimento A Sombra do Imposto passará a ter dimensão nacional a partir do próximo dia 16. Durante evento que será realizado no Cietep, em Curitiba, com retransmissão direta por videoconferência para 18 municípios paranaenses e 33 de outros estados, o movimento será apresentado a lideranças empresariais e representantes de entidades da sociedade civil de todo o país.

“Existem outras iniciativas em todo o Brasil pedindo a realização de uma reforma que traga justiça tributária ao país e agora colocamos o movimento A Sombra do Imposto como mais um instrumento desta mobilização”, afirma o presidente eleito da Fiep, Edson Campagnolo, que coordena o movimento e o Conselho Temático de Assuntos Tributários. “Nosso objetivo desde o início foi fazer com que todos os cidadãos, que são consumidores, compreendam o peso que os impostos têm no dia a dia das pessoas. Conscientizar a sociedade é o primeiro passo para criar uma grande mobilização popular que pressione nossos governantes e parlamentares. Só assim a reforma tributária pode sair do papel”, acrescenta.

Lançado em outubro de 2010, o movimento A Sombra do Imposto distribuiu em sua primeira fase 1,5 milhão de exemplares de uma cartilha informativa que mostrava de maneira simples e didática que os tributos estão presentes em cada compra que realizamos ou serviços que contratamos. Em maio deste ano, foi lançada a segunda etapa da campanha. Uma nova cartilha, que vem sendo distribuída em todo o Paraná, mostra que todo cidadão, como contribuinte, tem o direito de cobrar a correta aplicação do dinheiro dos impostos e a prestação de serviços públicos de qualidade. Também foi criado um simulador interativo, disponível no site do movimento, em que o internauta pode descobrir o quanto paga em impostos em vários itens.

Palestras e Feirão

No evento do próximo dia 16, Edson Campagnolo apresentará o movimento A Sombra do Imposto. Além disso, o gerente-executivo da Unidade de Política Econômica da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Flávio Castelo Branco, falará sobre como a injustiça tributária afeta a competitividade das empresas brasileiras.

Na mesma ocasião, também será lançada a edição 2011 do Feirão do Imposto. Iniciativa do Conselho Nacional de Jovens Empresários (Conaje), ligado às associações comerciais estaduais, o Feirão acontece no dia 17, levando às ruas das principais cidades do país exemplos do impacto da carga tributária sobre diferentes produtos. O evento, que começa às 15 horas, terá ainda a presença dos presidentes da Fiep, Rodrigo da Rocha Loures, e da Associação Comercial do Paraná (ACP), Edson Ramon.

Mais informações sobre o movimento podem ser obtidas acessando www.sombradoimposto.org.br. No site, também está disponível a lista de cidades e locais que receberão a transmissão do evento do dia 16.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR