
Muita emoção, descontração e alegria marcaram o encontro desta segunda-feira (12), no Cietep, em Curitiba, em que os alunos do Colégio Sesi homenagearam pessoas importantes na criação e consolidação da escola. Foram homenageados o presidente do Sistema Fiep, Rodrigo da Rocha Loures; a professora Márcia Rigon, o diretor do Sesi Paraná, José Antonio Fares, e a gerente de Operações Inovadoras do Colégio Sesi Lilian Luitz. Na mesma ocasião, o Sistema Fiep prestou homenagem a professora Maria Cecilia Araujo de Noronha, curadora da exposição “Uma Homenagem à Arte Paranaense”, que inaugurou o Centro Cultural Sistema Fiep, em março deste ano.
Os alunos do Colégio Sesi das unidades CIC, São José dos Pinhais e FAMEC lotaram o auditório Mário de Mari. Os jovens, seus professores e os homenageados foram recebidos pelo grupo Mousiké, que os brindou com um concerto didático, mesclando músicas clássicas, jazz, temas de filmes e MPB, com arranjo orquestrado. A atenção e o silêncio dos alunos durante a apresentação e os calorosos aplausos chamaram a atenção da professora Maria Cecília. “Fiquei surpresa, isso demonstra a maravilha dessa escola”, afirmou ela, logo após receber a homenagem das mãos de Rodrigo Rocha Loures.

“A música é a linguagem universal. Nunca vi apresentação tão tocante. Confesso que chorei”, afirmou Rocha Loures. O presidente falou aos alunos sobre as minorias criativas, que puxam o avanço das comunidades a que pertencem à medida que se relacionam com elas. “Estamos ingressando em um novo ciclo, que exige nova liderança, nova forma de fazer as coisas. Vocês são a minoria criativa. O Colégio Sesi forma seres livres e empreendedoras, capazes de trabalhar em conjunto”, disse ele.
Rocha Loures se emocionou ao falar de Márcia Rigon, que concebeu a metodologia Oficinas de Aprendizagem e vem dedicando a vida em prol de um ensino prazeroso e inovador. “A proposta da Márcia encontrou ressonância no Sesi, ela trabalhou com nossa equipe. Nós não temos condições de atender aos 400 mil jovens paranaenses que precisam de um ensino de qualidade. Mas se formarmos 20 mil jovens estaremos dando a nossa contribuição”, disse ele.

O presidente lembrou que está prestes a concluir o mandato no Sistema Fiep. “Talvez esse seja meu último encontro como presidente da entidade. Quero lhes dizer que conviver com vocês, edificar essa escola me trouxe imensa felicidade. Isso só foi possível porque vocês aceitaram viver essa experiência. Agradeço muito a confiança”, disse ele, com aplauso dos alunos.
Amizade e realização – A pedido de Rocha Loures, o ex-aluno Altair Mariano, conduziu o Pai Nosso pela recuperação de Márcia Rigon. Em seguida, o presidente eleito do Sistema Fiep, Edson Campagnolo, fez uma oração. Campagnolo lembrou que foi um defensor do projeto Colégio Sesi. “Graças a Deus que essa semente, plantada há seis anos, já dá frutos”, afirmou ele.
Márcia Rigon participou do evento, através de vídeo gravado em sua residência, no Rio Grande do Sul. Sua mensagem emocionou a todos. Ela falou sobre o momento de fragilidade, sobre a força para a recuperação, o carinho da família e da amizade. “Gostaria de estar aí, mas a vida me prega peças. Esse momento me fez ver muitas coisas, como a amizade dos alunos, dos professores, da equipe do Sesi e do Rodrigo. Recebo essa corrente de oração, o carinho, afeto e a energia. Tudo isso é aprendizagem. Me recupero com a força de vocês. Agradeço ao Rodrigo Rocha Loures por ter abraçado a ideia do Colégio Sesi, que já mudou o rumo de muitas vidas. Agradeço aos alunos, que são a razão de tudo isso.”
Fernanda Rigon recebeu a homenagem em nome de Márcia. Altair Mariano homenageou José Antonio Fares, a quem chamou de amigo para sempre. “Um dia vocês verão que a essência da vida são os momentos de emoção”, disse Fares. “Tenho a honra de fazer parte do Sistema Fiep e de ter contribuído com essa experiência grandiosa, que é o Colégio Sesi”, afirmou ele.
A aluna da CIC, Ester Lima, homenageou Rocha Loures, em nome dos alunos. Ela ressaltou o prazer de estudar no Colégio Sesi. “Graças ao seu idealismo foi possível transformar um sonho em realidade”, disse Ester. Rocha Loures disse terá em sua casa um espaço para guardar lembranças do Colégio Sesi.
Lilian Luitz, gerente de operações inovadoras do Colégio Sesi, recebeu a homenagem do presidente. “A você e sua equipe coube a tarefa mais árdua, de estruturar a nossa escola”, disse ele. “O Colégio Sesi foi o presente que recebi na minha trajetória de 19 anos no Sesi. Me apaixonei e levarei para sempre no meu coração”, afirmou Lilian.