Alunos do Colégio Sesi Fesp levam “Asas da Leitura” à Rua das Flores

Eles colocaram livros nos bancos e nas floreiras do calçadão, ponto de encontro dos curitibanos

Os transeuntes da Rua das Flores, no centro de Curitiba, foram surpreendidos na manhã de sexta-feira (16) com verdadeiros presentes. Eles encontraram livros nos bancos, nas floreiras, sobre os telefones públicos e em outros locais de fácil visualização. “É uma surpresa muito legal”, disse Hamilton Alves da Silva, trabalhador da construção, que já folheava um clássico da literatura brasileira. “É muito bom pra despertar a gente para a leitura, hábito que anda meio esquecido no Brasil”, afirmou ele.

A ação foi dos alunos do Colégio Sesi, unidade FESP, de Curitiba, dentro do projeto “Asas da Leitura”. Iniciado no ano passado, o projeto busca criar uma rede de leitura, por meio da troca gratuita de livros dos mais variados gêneros e estilos, em diversos locais públicos das cidades do Paraná, incentivando assim a prática da leitura e a cultura do livro.

            Os alunos do Colégio Sesi FESP arrecadaram 198 livros de literatura brasileira e estrangeira. Segundo a professora de Lingua Portuguesa, Sara Guerreiro, a iniciativa fez parte da Oficina de Aprendizagem “Aprendendo a Ser e Aprendendo a Conviver”, que tratou sobre relacionamentos e sobre como os jovens podem lidar com as diferenças. “O projeto Asas da Leitura estimula a leitura, que é um caminho essencial para as pessoas aprenderem a conviver com a diferença, a ter mais humanidade, a conhecerem melhor a natureza humana”, disse a professora. Os professores Fábio Rocha, de Filosofia, e Juliana Miranda, de Inglês, também participaram da iniciativa.

Todos os alunos do Colégio Sesi FESP participaram da arrecadação dos livros. A disponibilização dos livros na Rua das Flores ficou por conta dos 35 jovens que participaram da Oficina de Aprendizagem. “Adoramos a experiência, muito enriquecedora”, disse Fernanda Almeida Silva. “Hoje em dia os jovens são mais ligados à internet e esquecem que a leitura de livros é essencial. Ajudar a despertar o gosto de ler é muito legal”, complementou Larissa Castro.

É o que pensa, também, Cláudio Sanpietro, auxiliar de cartório, que   folheava o livro encontrado num dos bancos do calçadão. “Vou ver com os alunos se posso trocar por um livro infantil para o meu filho, de oito anos. Quero muito que ele aprenda a gostar de ler”, disse ele. “Isso faz diferença na vida da gente”, afirmou.

Inovadora –

As Oficinas de Aprendizagem são a base da metodologia inovadora aplicada no Colégio Sesi. Desenvolvida pela professora Márcia Rigon, a metodologia tem como um dos diferenciais o trabalho em equipes, que são formadas por alunos de diferentes séries. A cada trimestre é lançado um tema desafio, como foi o caso da Oficina “Aprendendo a ser Aprendendo a Conviver”. O aprendizado se dá no processo em que os alunos têm de responder a esse desafio, reunindo conhecimento de todas as disciplinas e refletindo sobre o tema.

A metodologia busca formar jovens como cidadãos, despertar o empreendedorismo, a criatividade e a autonomia. Atividades como a “Asas da Leitura” complementam o aprendizado, ampliando as possibilidades de reflexão e de vivência junto à comunidade. Criado em 2005, o Colégio Sesi é formado, hoje, por 44 unidades, que abrigam mais de 11 mil alunos de todo o Estado.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR