Inscrições abertas para 1ª rodada de Fóruns Regionais de Cidades Digitais
A partir da próxima semana, a Rede de Participação Política (RPP), iniciativa apartidária da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), realiza Fóruns Regionais de Cidades Digitais com o objetivo de estimular o surgimento de localidades que oferecem o sinal gratuito de internet à população. O primeiro encontro será em Engenheiro Beltrão, na quarta-feira, […]
A partir da próxima semana, a Rede de Participação Política (RPP), iniciativa apartidária da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), realiza Fóruns Regionais de Cidades Digitais com o objetivo de estimular o surgimento de localidades que oferecem o sinal gratuito de internet à população. O primeiro encontro será em Engenheiro Beltrão, na quarta-feira, dia 19 de outubro, compreendendo a região Noroeste. Na sequência, serão realizados fóruns regionais em Curitiba e Região Metropolitana no dia 21; e nos Campos Gerais, o encontro será em Tibagi e está marcado para o próximo dia 25.
No Norte, cuja cidade-pólo é Londrina, e no Oeste do Estado, os encontros acontecerão em novembro, no município de Pitangueiras e Cascavel, respectivamente. “A ideia destes fóruns regionais é que os participantes aprofundem as discussões e possam sair dali com ideias para fazer o planejamento para implantação no seu município de fato”, diz o coordenador da Rede de Participação Política, José Marinho. As inscrições para os fóruns são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.participacaopolitica.org.br.
Os eventos são desdobramentos do 3º Congresso da RPP, realizado no dia 14 de setembro, em Curitiba, e que reuniu cerca de 300 pessoas, entre prefeitos, vereadores, academia, empresários e representantes de Executivos Municipais.
Até o momento, são pelo menos 20 municípios que implantaram sistemas com recursos próprios e que estão impulsionando melhorias nos serviços públicos e, consequentemente, na qualidade de vida dos cidadãos e no desenvolvimento de cada cidade. Com o movimento articulado pela RPP, desde o início deste ano, o interesse de localidades pelo assunto vem aumentando significativamente, conforme destacou Marinho.
Após o Congresso, que trouxe à capital paranaense a secretária de Inclusão Digital, do Ministério das Comunicações, Lygia Pupatto, além de representantes de BNDES, BRDE, entre outros, o propósito dos fóruns regionais, segundo Marinho, é potencializar a iniciativa. “Um dos princípios da Rede de Participação Política é estimular a conectividade entre os cidadãos, a inclusão social”.
O presidente eleito da Fiep, Edson Campagnolo, frisou a importância da Federação no processo de desenvolvimento do Paraná, destacando que a entidade tem capacidade de contribuir em muito com a inclusão digital como agente mobilizador da sociedade, articulando os poderes Legislativo e Executivo.