Campagnolo defende aprovação do Código Florestal ainda este ano

Presidente da Fiep conversou, em Brasília, com o vice-presidente Michel Temer, com a ministra Gleisi Hoffmann e senadores

A mobilização pela aprovação do novo Código Florestal ainda este ano levou o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Edson Campagnolo, a Brasília nesta quinta-feira (20), onde discutiu o assunto com o presidente da República em exercício, Michel Temer, com a ministra Gleisi Hoffmann (Casa Civil) e com senadores Álvaro Dias (PSDB-PR), Sérgio Souza (PMDB-PR) e Henrique da Silveira (PMDB-SC), relator do projeto do Código Florestal no Senado.

“A luta da indústria é para que o código seja aprovado ainda este ano porque as empresas do setor de base florestal precisam planejar seus rumos e investimentos.”, afirmou Campagnolo, que viajou acompanhado pelos empresários Douglas Antonio Granemann de Souza e Gilson Berneck (Sindicato das Indústrias da Madeira do Paraná), Paulo Roberto Puppo (Sindicato da Indústria da Madeira de Imbituva) e Álvaro Scheffer (Sindicato da Indústria da Madeira de Ponta Grossa).

O projeto (PLC 30/2011) deverá ir à votação no senado federal no próximo dia 23 de novembro e tem como principal prerrogativa atualizar a legislação que regula a atividade agrícola e a extração vegetal em todo território nacional. Criado em 1965, o Código Florestal atual é hoje um emaranhado de mais de 16 mil dispositivos que trazem insegurança jurídica ao agronegócio, e engessam sua atuação, uma vez que a legislação não acompanhou as inovações tecnológicas ocorridas nesta área.

Para que a modernização esperada seja operada na nova legislação florestal, Campagnolo observa que é preciso romper com a ideia de que a produção é inimiga do meio ambiente. “O setor industrial não é predador, tem a base industrial plantada.”, afirmou.

Também a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, acredita que o caminho para a nova legislação se construirá através do consenso. “Vamos trabalhar com o equilíbrio entre a conservação ambiental e a produção.”, pondera a paranaense.

Esta percepção é compartilhada também pelo senador Luiz Henrique, relator do projeto no Senado, que vem trabalhando na harmonização das posições em relação a este tema, ouvindo a comunidade, os empresários, as organizações de classe, ONGs e deputados ligados ao meio ambiente e ao agronegócio. Na opinião do parlamentar “O problema ambiental não está no campo, está na cidade.”.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR