Curitiba recebe autoridades de educação profissional em evento internacional

Conferência Internacional de Educação Profissional ocorre no Senai, com presença de palestrantes e participantes da América Latina, Estados Unidos, Europa, Ásia e África

Curitiba, a capital do Paraná, vai receber a Conferência Internacional de Educação Profissional, organizada pelo Senai Paraná, entre os dias 4 e 12 de agosto. Com o objetivo de proporcionar aos especialistas da área ferramentas para o desenvolvimento de suas competências de atuação, o evento vai receber lideranças da área de diversos países do mundo. Entre os palestrantes estarão autoridades da Organização Internacional do Trabalho (OIT), como o diretor da OIT para a América Latina e Caribe, José Manuel Salazar-Xirinachs.

A conferência contará ao todo com palestrantes de 13 países. O evento seguirá temáticas de educação profissional, competitividade e inovação; educação profissional para o desenvolvimento social; gestão estratégica e operacional para educação profissional e metodologias de formação profissional. Segundo Dionísio João Parise, da Gerência de Alianças Estratégicas do Senai, temas como recursos didáticos, práticas pedagógicas e gestão serão discutidas em painéis e minicursos. “Os participantes poderão ter acesso às principais tecnologias educacionais utilizadas na educação profissional”, explica.

Para a gerente de Educação Profissional e Tecnológica do Senai no Paraná, Rosane Lara, o debate sobre educação profissional enriquece e ajuda no aprendizado dos profissionais do Brasil, ainda mais em um evento realizado no país. “É importante para o Brasil discutir sobre educação profissional com autoridades de outros países para nos mantermos atualizados, conhecendo e compartilhando melhores práticas, a fim de promovermos parcerias com outras instituições em uma atuação em rede. Em momentos de crise, surgem grandes oportunidades e alternativas para fazermos o que sempre fizemos mas de forma diferente”.

Indústria 4.0

Um dos focos dos debates na conferência será a educação profissional dentro do conceito de Indústria 4.0, a nova fase da revolução industrial. O termo consiste no uso intenso de técnicas avançadas de automação e sistemas de informação que permitem a autogestão das fábricas. Com isso, inicia-se também um novo momento de competitividade nas indústrias, o que traduz novas tendências na educação profissional.

Rosane ressalta que, no Paraná, o Senai é a vanguarda de uma série de novas metodologias voltadas às tecnologias educacionais, como também de iniciativas voltadas para o Empreendedorismo Inovador: a instituição tem formado alunos com o perfil necessário para atender a necessidade do novo modelo de trabalhador. “O Senai estimula o aluno para a pesquisa e o desenvolvimento de projetos técnicos, para a resolução de problemas e participação em ações de empreendedorismo inovador que iniciam na sala de aula, procurando oferecer a ele as melhores condições de escolha para seu futuro”.

Cidade profissionalizante

A capital do Paraná é referência em cursos profissionalizantes para o estado e para o país. O Senai Paraná consolida-se como um Centro de Excelência em Educação Profissional, com cursos e treinamentos para o aperfeiçoamento dos profissionais da área. Conforme explica Parise, o objetivo é continuar realizando o evento. “Após a realização dessa primeira conferência, daremos continuidade aos produtos de educação como por exemplo o treinamento de gestão de Instituições de educação profissional”, afirma.

O Senai Paraná é referência no setor para todo o Brasil, inclusive procurado mundialmente por suas ações em outros países. A instituição prestou serviços voltados à educação profissional no Paraguai, Cabo Verde, Nicarágua, Moçambique e na região da Palestina, entre outros países.

Confira os números da conferência:

Total de participantes

216 (104 internacionais e 112 brasileiros)

Países de onde são os participantes

Argentina, Bolívia, Cabo Verde, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Estados Unidos, Guatemala, Guiné Bissau, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Rússia, Uruguai e Venezuela.

Palestrantes internacionais

14 palestrantes de 12 países – Suíça (2), Peru (2), Rússia (1), Alemanha (1), Itália (1), Luxemburgo (1), Uruguai (1), Colômbia (1), Guatemala (1), El Salvador (1), Costa Rica (1) e Israel (1).

Serviço:

Conferência Internacional de Educação Profissional

Local: Campus da Indústria – Avenida Comendador Franco, 1341, Jardim Botânico. Curitiba (PR).

Quando: de 4 a 12 de agosto

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR