Mundo Senai movimenta educação profissional em todo o país
Considerado uma oportunidade para que jovens brasileiros conheçam as alternativas de formação profissional no setor industrial, o Mundo Senai abre as portas das unidades Senai em todo o país nos dias 28 e 29 de setembro. O evento é realizado todos os anos e é totalmente gratuito, reunindo alunos, ex-alunos, docentes, empresários e a comunidade […]
Considerado uma oportunidade para que jovens brasileiros conheçam as alternativas de formação profissional no setor industrial, o Mundo Senai abre as portas das unidades Senai em todo o país nos dias 28 e 29 de setembro.
O evento é realizado todos os anos e é totalmente gratuito, reunindo alunos, ex-alunos, docentes, empresários e a comunidade em geral.
Além de estimular a interação de estudantes, o Mundo Senai tem o objetivo de facilitar aos jovens a escolha profissional e as parcerias entre empresas e a instituição.
A estimativa é de que este ano no Paraná, 30 mil pessoas visitem as 42 unidades do estado onde o evento será realizado.
A programação contempla palestras, mostras tecnológicas, minicursos, orientação profissional, visitas a laboratórios similares aos das indústrias, além de atividades culturais. As ações estarão sendo desenvolvidas durante o dia todo, nos dois dias, em unidades de todas as regiões do Paraná.
Maior da América Latina
O Senai é um dos cinco maiores complexos de educação profissional do mundo e o maior da América Latina. Seus cursos preparam trabalhadores para 28 áreas da indústria brasileira, desde a iniciação profissional até a graduação e pós-graduação tecnológica.
Desde 1942, quando iniciou suas atividades no Brasil, já formou mais de 65 milhões de trabalhadores. Atualmente, essa rede funciona com 518 unidades fixas e 504 móveis em 2,7 mil municípios brasileiros. No ano passado, a instituição ficou em primeiro lugar na olimpíada mundial de ocupações técnicas, a WorldSkills 2015, o que comprova seu nível de excelência.
Pesquisas realizadas com ex-alunos da instituição revelam que, em média, 70% deles conseguem emprego no ano seguinte ao de formação.
Caminho profissional
A educação técnica pode ajudar aos jovens que ainda não ingressaram no mercado de trabalho e também trabalhadores que já estão empregados a encontrar um caminho profissional.
Mesmo os estudantes muito jovens podem começar a pensar na carreira que querem seguir. As empresas de médio e grande porte são obrigadas por lei a contratar jovens com idade entre 14 e 24 anos como aprendizes, preenchendo uma cota que corresponde de 5% a 15% do número de trabalhadores que demandam formação profissional.
Para participar do programa, o aluno deve frequentar o ensino fundamental ou médio ou já ter concluído a educação básica. Como aprendiz, ele terá seu primeiro registro na carteira de trabalho, com todos os direitos trabalhistas assegurados, inclusive a remuneração.
Para saber mais sobre a programação do Mundo Senai em sua região, entre no site: http://www.mundosenai.com.br/eventos/mundosenai/