O Colégio Sesi Rio Negro, em parceria com a Prefeitura Municipal da cidade, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, está expondo algumas peças antigas em sua biblioteca. A exposição faz parte do projeto cultural “Biblioteca Aberta”, que pretende transformar o espaço de cada Colégio Sesi Paraná em um ambiente aberto, vivo e ativo.
Entre os objetos disponibilizados para a exposição estão algumas raridades, como ferro de passar roupa não elétrico, que funciona a brasa ou carvão, máquina fotográfica, toca-discos, balança para bebês, máquina de escrever, caixa registradora, secador de cabelos, moedor de carne, máquina de costura, despertador de corda, entre outros.
Dentro da proposta do Colégio Sesi, ocorrem ações com seis diferentes diretrizes: intervenção artística; a gente se vê na biblioteca; confraria da literatura; história sem fim; escambo cultural/garage sales; e se liga na cultura. A primeira delas é em que está prevista a exposição de peças, emprestadas, em Rio Negro, pela prefeitura da cidade.
Andrea Schuster Bueno, do Colégio Sesi Rio Negro explica que, por meio da intervenção conjunta de ações é possível despertar nos jovens outro olhar. Ela conta que, com a exposição e a leitura do livro “Como fazíamos sem…” (Bárbara Soalheiro), por exemplo, foi possível que os alunos conhecessem a vida nos tempos em que objetos ainda não haviam sido inventados, despertando a curiosidade do antigo para o moderno.
“A visita daqueles que já frequentam a biblioteca está fazendo muito sucesso, instigando a curiosidade dos alunos e deixando os aficionados por objetos antigos felizes por termos feito esta ação no colégio, o que nos deixa muito feliz pois a proposta foi muito bem recebida”, acrescenta Andrea.
As peças ficarão em exposição até o próximo dia 16 de dezembro e estão disponíveis para visitação da comunidade escolar e geral.
Serviço:
Exposição de Objetos Antigos
Biblioteca do Colégio Sesi Rio Negro
Até 16/12
Para visitação, entrar em contato pelo telefone (47) 3641-2100