
O estudante Willian Matheus Lipka tem 17 anos e é um dos mais de 7 milhões de estudantes que, no próximo mês, realizam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As provas, que esse ano acontecem nos dois primeiros domingos de novembro (5 e 12), são o início de uma verdadeira maratona, já que antecedem a temporada dos vestibulares de verão. Nessa reta final de estudos, a dica de professores e especialistas é manter o foco e não procrastinar.
Willian sabe muito bem disso. Com o sonho de cursar Engenharia Elétrica, o estudante vai para a escola pela manhã e continua com os estudos à tarde. “Umas dez horas do meu dia são dedicadas aos estudos. Final de semana eu tento relaxar, mas estou focado no meu objetivo”, conta.
Para ajudar na rotina dos estudos, Willian também conta com a tecnologia. O Prova 10 é um aplicativo para o celular, criado pelo Colégio Sesi no Paraná, que desafia os alunos do 3.º ano do Ensino Médio com exercícios diários e uma batalha entre os estudantes logados. Nesse desafio, os alunos precisam responder corretamente 20 questões no menor tempo possível. Willian está no topo do ranking entre mais de mil alunos que utilizam a plataforma. “Na hora de estudar uso basicamente o aplicativo, que me ajuda a relembrar assuntos que eu vi faz tempo, e faço muitos exercícios de Matemática e Física que eu gosto e que são importantes no curso que eu escolhi”, diz.
Para o estudante, o desafio entre os alunos acaba sendo uma brincadeira que estimula os estudos. “O segundo colocado é o meu amigo, que também vai prestar vestibular para Engenharia Elétrica. A gente fica brincando para ver quem fica em primeiro lugar e, se tudo der certo, ano que vem estaremos juntos na universidade”, planeja.
De acordo com o analista técnico do Sesi no Paraná, Denis Pereira Martins, o aplicativo é uma maneira divertida de aprender e de ajudar o estudante a se organizar. “É o momento em que o adolescente tem muito conteúdo para rever e precisa dar conta para realizar as provas e ter sucesso. O aplicativo é uma alternativa de fixar as matérias e de certa maneira ‘relaxar’ na hora de estudar”, reforça.
Como funciona
Ao baixar o aplicativo no celular (disponível para o IOS e Android), o estudante faz o login e pode montar um plano de estudos conforme o curso escolhido e o peso das matérias para ele. Assim, se o aluno for prestar vestibular, por exemplo, para Direito, os exercícios de Português e História terão um tempo maior no plano de estudos. Também é possível acessar as aulas de revisão, que são disponibilizadas em vídeo no aplicativo.
O Prova 10 está disponível apenas para alunos do 3.º ano do Ensino Médio das unidades do Colégio Sesi no Paraná. Mais informações: http://www.sesipr.org.br/colegiosesi/.
Passou voando. E agora?
Até o Enem são menos de quatro semanas. “Depois disso, a maratona de vestibulares vai começar e o último sentimento que deve fazer parte da vida do estudante é o desespero”, diz a gerente de Educação Continuada dos Colégios Sesi, Lilian Luitz. Para organizar essa reta final, Lilian também dá algumas dicas:
Nada de exagero: nessa altura do ano letivo, estudar 20 horas por dia vai atrapalhar o sono, provocar nervosismo e mais atrapalhar do que ajudar. Muita calma nessa hora.
Rotina de estudos: mantenha a rotina de estudos, intercale a leitura, com a resolução de exercícios, utilização de aplicativos e videoaulas. Lembre-se: não adianta procrastinar, siga o plano de estudos para o dia e evite acumular os conteúdos para revisar.
Informe-se: aproveite o acesso a jornais, blogs e portais para se manter bem informado. Resolva provas de edições anteriores e converse com seus professores sobre os melhores canais para ficar por dentro de tudo.
Momentos de lazer: até mesmo um vestibulando precisa desligar um pouco. Aproveite a família, os amigos, faça o que você gosta. Isso vai dar mais energia na hora de voltar para os livros e anotações.