
Uma startup curitibana de produção de modelagem virtual para a indústria, graduada pela área de Inovação do Sistema Fiep, é a única empresa do Paraná a fazer parte do mais conceituado ranking de empresas inovadoras do Brasil, o 100 Startups to Watch (STW), desenvolvido pelo Valor Econômico e revista Pequenas Empresas Grandes Negócios. O levantamento tem como objetivo orientar investidores, aceleradoras e programas de corporate venture (investimentos corporativos em novos negócios), selecionando empreendedores em categorias como Agronegócio, Educação, Indústria e Logística, com base em performance e escalabilidade.
Graduada em 2018 pela área de Inovação do Sistema Fiep, a Tau Flow produz protótipos virtuais para viabilizar projetos industriais e apresenta soluções para a indústria da transformação e agronegócio. O foco é em serviços associados ao conhecimento científico em processos, ambientes termicamente controlados e ventilação industrial. Até chegar a essa formatação final, a startup passou por um criterioso processo de validação de mercado durante o período de incubação no Sistema Fiep. No período de um ano, a empresa recebeu mentorias de planejamento, gestão, empreendedorismo, tecnologias e validação de mercado.
A consultora do Centro de Inovação, Priscila Tie Assahida Moreira, comenta que o sucesso das startups, que estão e passaram pela incubadora, é o resultado de planos de ação e de negócios bem desenvolvidos. “Ajudamos as startups na modelagem de negócios, acesso a mercado, capital e gestão por meio de mentorias e consultorias. Também criamos a ponte entre investidores e startups com os Pitch Days, Hackathons, eventos e workshops. Ou seja, promovemos momentos de conexão com a indústria e ecossistema de inovação. No caso da Tau Flow, ajudamos principalmente na modelagem de negócio, em que encontramos o melhor nicho de mercado para o serviço oferecido pela startup”, finaliza
Não é a primeira vez que a startup é reconhecida. Em 2017, de acordo com o ranking 100 Open Startups, que identifica as startups brasileiras mais atraentes na visão do mercado, a Tau Flow ficou em 15ª posição entre os negócios com melhor desempenho. Em novembro do ano passado, também foi selecionada para participar do Royal Academy of Engineering – Leaders in Innovation, em Londres. De acordo com o diretor-executivo da Tau Flow, Marcilio Caetano, a experiência agregou crescimento e modelagens com investidores e especialistas. “Com todas as perspectivas vistas, nosso projeto ganhou uma visão diferente, com uma roupagem ainda mais atualizada”, explica.
Inovação
A área de Inovação do Sistema Fiep é conhecida por acelerar modelos de negócios e oportunizar investimentos nacionais e internacionais. PlayPet, Metha, Já Entendi, Qualicode, Ubivis, Tau Flow, CheckMob, GoEpik e Vidya Tecnologia da Corrosão são algumas das startups paranaenses que já conseguiram reconhecimento e apresentam conexão com a incubadora do Sistema Fiep.
Os editais de seleção para incubação são abertos e contínuos, com três opções para incubação: residente – na qual a empresa fica nas dependências da incubadora – não residente e softlanding, para empresas estrangeiras que querem se estabelecer no país. Mais informações e agendamento de reuniões podem ser enviadas para incubadorasenai@pr.senai.br
SOBRE O SISTEMA FIEP
O Sistema Fiep é composto pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL). As instituições trabalham integradas em prol do desenvolvimento industrial. Com linhas de atuação complementares, realizam a interlocução com instâncias do poder público, estimulam o fomento de negócios nacionais e internacionais, a competitividade, a inovação, a tecnologia e a adoção de práticas sustentáveis, e oferecem serviços voltados à segurança e saúde dos trabalhadores, à educação básica de crianças, jovens e adultos, à formação e aperfeiçoamento profissional, à formação de nível superior, além de capacitação executiva. Sistema Fiep: nosso i é de indústria.