

O Sistema Fiep lançou, nesta terça-feira (14), o seu Relatório de Sustentabilidade 2017. O documento, apresentado à diretoria da Federação das Indústrias do Paraná durante reunião em Arapongas, região Norte do Estado, apresenta os principais resultados e as ações de destaque realizadas no ano passado, além de ressaltar os compromissos da instituição com plataformas globais de sustentabilidade.
A publicação de Relatórios de Sustentabilidade anuais é feita pelo Sistema Fiep desde 2010. A partir de 2015, o trabalho passou a ser coordenado pela Consultoria Sesi em Gestão da Sustentabilidade, área criada para prestar consultorias a empresas na elaboração de documentos como esse. “O relatório é o resumo da gestão do Sistema Fiep no ano passado”, explicou o superintendente do Sesi e IEL e diretor regional do Senai no Paraná, José Antonio Fares. “Todos os indicadores, relacionados a ações sustentáveis, estão apresentados no documento”, completou.
O presidente do Sistema Fiep, Cláudio Petrycoski, ressalta que um dos destaques do relatório é a apresentação do processo de integração operacional das quatro instituições que compõem a entidade – Fiep, Sesi, Senai e IEL. Para ele, esse novo modelo de gestão possibilita uma atuação estratégica do Sistema Fiep para auxiliar a indústria paranaense na busca por mais produtividade e competitividade.

Indicadores
Para a elaboração do relatório foi seguida a metodologia da Global Reporting Initiative (GRI), organização que estabelece um padrão global para relatórios de desempenho de empresas e instituições. Uma das premissas é que o documento permita à entidade dialogar com seus públicos de relacionamento, além de fundamentar o planejamento estratégico, a gestão integrada e dar transparência às informações auditáveis.
No total, 24 gerências do Sistema Fiep foram envolvidas no processo de coleta e tratamento dos dados referentes a 2017. Os indicadores estão divididos entre os principais eixos de atuação da entidade. Na área de defesa de interesses do setor industrial, por exemplo, um dos destaques no ano passado foi a entrega de cinco novas Casas da Indústria, espaços que abrigam sindicatos industriais e servem de base para ações em cidades polo do Paraná.
Já em relação às ações educacionais, o Sistema Fiep registrou 147 mil matrículas em educação básica e continuada, além de 101 mil matrículas em educação profissional, sendo 24 mil gratuitas. Na área de segurança, saúde e meio ambiente, a entidade atendeu mais de 4,8 mil empresas em 2017, com mais de 203 mil trabalhadores atendidos e mais de 20 mil horas de consultorias realizadas. E no que se refere a tecnologia e inovação, foram mais de 42 mil horas em pesquisas, desenvolvimento e inovação, além de mais de 60 mil horas de consultoria e atendimentos técnicos especializados.
Para o lançamento, foi impressa apenas uma versão resumida do documento. A versão completa do Relatório de Sustentabilidade 2017 estará disponível no site da entidade.
Congresso Moveleiro
A reunião de diretoria da Fiep ocorreu em Arapongas, cidade que sedia o 9º Congresso Nacional Moveleiro. A abertura do evento, que tem como tema “Virtual + Real – Convergir para gerar vantagem competitiva”, acontece nesta quarta-feira (15). O destaque do primeiro dia é a palestra da empresária Luiza Helena Trajano, diretora da rede de lojas Magazine Luiza, que vai levar o case de mercado “Magalu e a era digital”, falando de empreendedorismo, digitalização, governança e futuro do país.
O Congresso segue até sexta-feira (17), com atividades com foco em tendências e novidades do design, trazendo palestras com especialistas da área, além de apresentações sobre cenários do mercado moveleiro, inovação e competitividade. O evento será encerrado com a palestra do economista e velejador Amyr Klink, com o tema “Estratégia e Planejamento – do real ao digital para acertar”.