No Mês da Indústria, Sistema Fiep apresentará dimensão de seu trabalho

Atividades serão realizadas em seis cidades de todas as regiões do Paraná, com destaque para a oferta de serviços pelas Unidades Móveis da entidade

Para ressaltar a força do setor industrial paranaense e apresentar a dimensão do trabalho que realiza em todo o estado, o Sistema Fiep promove, entre o fim de abril e início de junho, o Mês da Indústria. As atividades, que acontecem em cidades-polo de todas as regiões paranaenses, marcam a comemoração pelo Dia Nacional da Indústria, celebrado em 25 de maio.

O presidente do Sistema Fiep, Edson Campagnolo, explica que a iniciativa é uma ampliação da Semana da Indústria, realizada anualmente, sempre em maio, desde 2012. “Até o ano passado, a programação ocorria durante uma única semana, com as atividades acontecendo em uma cidade a cada dia. Para este ano, vamos ampliar a permanência nos municípios, com atividades ocorrendo de segunda a sexta em cada um deles, apresentando à comunidade todo o poder transformador do trabalho do Sistema Fiep”, afirma.

A programação começa no dia 29 de abril, em Francisco Beltrão, na região Sudoeste, que recebe as atividades até 3 de maio. Em seguida, passará por mais cinco cidades: Cascavel, no Oeste, de 6 a 10 de maio; Maringá, no Noroeste, de 14 a 17 de maio; Londrina, no Norte, de 20 a 24 de maio; Ponta Grossa, nos Campos Gerais, de 27 a 31 de maio; e Curitiba, de 3 a 7 de junho.

Estrutura – Outra novidade é que, em cada município, em espaços de grande circulação de pessoas, será montada uma estrutura onde ficarão várias das Unidades Móveis do Sistema Fiep – utilizadas para levar a qualquer parte do estado serviços em áreas como educação profissional, saúde e segurança no trabalho e atividades culturais. Nelas a população poderá realizar cursos rápidos de qualificação, exames médicos e odontológicos e ainda assistir a espetáculos artísticos. “As Unidades Móveis são uma verdadeira ação inclusiva do Sistema Fiep, permitindo que nossos serviços cheguem a qualquer lugar, facilitando o acesso de toda a população e contribuindo para o desenvolvimento da indústria paranaense”, afirma Campagnolo.

Durante o Mês da Indústria, as Unidades Móveis do Senai ofertarão cursos em áreas como manutenção automotiva e de motocicletas, mecânica básica, confecção e panificação, entre outras. Já o Sesi disponibilizará exames diagnósticos de câncer – como Mamografia, Papanicolau, PSA (próstata) e Pele –, além de exames odontológicos, de acuidade visual e audiometria. Também será levada a cada cidade a Unidade Móvel de Cultura, onde serão realizadas contação de histórias e apresentações musicais.

Todo esse trabalho será realizado em parceria com as prefeituras municipais e com sindicatos industriais das regiões. Em cada cidade, a estrutura vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 22h30, e atenderá por pré-agendamento para atendimentos de saúde e cursos, realizados nas respectivas unidades do Sistema Fiep e Casas da Indústria.

Para saber sobre toda a programação acesse sistemafiep.com.br/mesdaindustria.

SOBRE O SISTEMA FIEP

O Sistema Fiep é composto pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL). As instituições trabalham integradas em prol do desenvolvimento industrial. Com linhas de atuação complementares, realizam a interlocução com instâncias do poder público, estimulam o fomento de negócios nacionais e internacionais, a competitividade, a inovação, a tecnologia e a adoção de práticas sustentáveis, e oferecem serviços voltados à segurança e saúde dos trabalhadores, à educação básica de crianças, jovens e adultos, à formação e aperfeiçoamento profissional, à formação de nível superior, além de capacitação executiva. Sistema Fiep: nosso i é de indústria.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR