Representantes da FAO, ligada à ONU, visitam o Sistema Fiep
A intenção é de estreitar os laços entre as instituições O Sistema Fiep recebeu hoje (17), o representante da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) no Brasil, Rafael Zavala. O objetivo da visita foi iniciar as conversas para firmar um convênio de cooperação entre as duas instituições. Os temas da […]

A intenção é de estreitar os laços entre as instituições

O Sistema Fiep recebeu hoje (17), o representante da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) no Brasil, Rafael Zavala. O objetivo da visita foi iniciar as conversas para firmar um convênio de cooperação entre as duas instituições. Os temas da parceria serão aprofundados, mas já se vislumbram grandes parcerias em agricultura sustentável, sistemas agroindustriais, agroindústrias familiares, economia circular e produção agropecuária de baixo carbono.
Foi apresentada aos visitantes a Sala Prospectiva, local no qual diversas e diferentes análises e cenários de avaliação podem ser realizados e disponibilizados, por meio do Observatório Sistema Fiep. Zavala considera o Brasil um exemplo de sucesso na América Latina de estratégias de inclusão social e econômica, que pode se tornar, também, um exemplo na proteção ambiental.
No site da ONU, eles indicam que aqui no Brasil são dois desafios: fortalecer as políticas em torno de temas, como recursos naturais, produtividade, biodiversidade e alimentação saudável, além de seguir com os avanços do Fome Zero; e fortalecer as Cooperações Sul-Sul, especialmente nos temas de recursos naturais.
A visita contou, ainda, com a participação de José Antonio Fares, superintendente do Sesi e IEL e diretor regional do Senai, e Kleber Canuto, do Observatório Sistema Fiep. Pela FAO, compareceram, também, o representante adjunto da entidade no Brasil, Gustavo Chianca; o representante oficial da FAO no Paraná, Valter Bianchini; além de José Roberto Borghetti e Helder Nocko, consultores.