

Na próxima terça-feira (24/5), será comemorado o Dia Nacional do Calcário. Para valorizar esta importante atividade industrial do setor mineral, o Sistema Fiep, Faep, Ocepar e o SINDEMCAP – Sindicato da Indústria de Extração de Mármores, Calcáreos e Pedreiras do Paraná – promovem o evento “Use Calcário”, com o objetivo de estimular o uso do calcário agrícola no estado. O evento ocorre das 15 horas às 17 horas e é direcionado a industriais, empresários do setor do agronegócio, cooperativas, sindicatos, engenheiros, agrônomos e universitários de áreas afins.
De acordo com os industriais do setor, o uso do calcário na agricultura potencializa os efeitos dos fertilizantes e aumenta a capacidade produtiva do solo. Além disso, corrige a acidez porque aumenta o PH e fornece macronutrientes como cálcio e magnésio, neutralizando o efeito de sustâncias tóxicas para as plantas. Segundo os industriais, o uso do calcário por produtores rurais traz benefícios no curto, médio e longo prazo, principalmente aumentando a rentabilidade da plantação.
O evento será em formato híbrido, é gratuito, mas é necessário fazer inscrição prévia aqui porque as vagas são limitadas. Também será possível acompanhar a transmissão pelo Canal da Indústria no Youtube.
Números do segmento
O Paraná é o quarto maior produtor de calcário no Brasil. O estado abriga 9% das empresas do ramo no país e responde por 9% dos empregos gerados neste segmento industrial em todo o território nacional. No total, são 2.800 empregos diretos distribuídos em 160 empresas no Paraná. Os principais municípios produtores de calcário em território paranaense são Rio Branco do Sul, Colombo, Ponta Grossa, Campo Largo e Almirante Tamandaré, que juntos concentram 29% dos empregos. Somente Rio Branco do Sul responde por 270 postos de trabalho ou 10% de todos os empregos da atividade no estado. A cidade também concentra a maior quantidade de empresas, 15 no total. Em seguida, vem Almirante Tamandaré e Colombo, que juntos somam 15 estabelecimentos no setor.