

No Sesi, a robótica vai muito além da tecnologia: ela forma jovens protagonistas, criativos e preparados para o futuro. Com uma abordagem baseada na cultura maker e na metodologia STEAM, os estudantes vivem experiências que desenvolvem raciocínio lógico, trabalho em equipe, resiliência e, principalmente, o desejo de transformar o mundo com inovação.
Mais que aprender, viver
Participar das oficinas e torneios é mergulhar em desafios reais, desenvolver soluções com propósito e experimentar o trabalho em equipe de verdade. Os estudantes constroem, testam, erram, aprendem e recomeçam. Esse ciclo de criação e evolução prepara para a vida — pessoal, acadêmica e profissional.
Torneios que inspiram o futuro
O Festival Sesi de Educação, maior evento de robótica do Brasil, é uma vitrine para talentos e uma escola de soft skills. Nele, alunos do Sesi brilham em equipes das modalidades Stem Racing, FLL, FTC e FRC. E mais do que competir, esses torneios fortalecem valores como cooperação, comunicação, protagonismo e coragem.
“Ser aluna do Sesi e vivenciar por três anos o Festival Sesi de Educação transformou profundamente a minha trajetória. Antes de ingressar no colégio, me sentia perdida quanto ao futuro: não sabia qual curso seguir e meu inglês era apenas básico-intermediário. […] A virada de chave aconteceu no Festival Seside 2022, quando um juiz da F1 in Schools elogiou o nosso desempenho na engenharia do projeto, o que acabou despertando em mim a coragem de cursar engenharia mecânica. Hoje, não consigo viver minha graduação sem me envolver em competições. O Sesi me moldou para muito além da sala de aula — me formou como ser humano”, conta Giulia Moreira Demarchi, ex-aluna do Colégio Sesi Internacional de Foz do Iguaçu.
Gabriel Jesus dos Santos, que fez Sesi entre 2021 e 2023, a robótica também fez toda a diferença. “Desde o ensino médio, quando fui apresentado a esse universo, até na faculdade e em meu trabalho, a robótica é algo fundamental para mim. Além de ser uma ferramenta de ensino de ciências, engenharia e tecnologia, ela me ajudou em outros aspectos pessoais, como trabalhar em equipe e motivar minha criatividade e inovação. Hoje atuo na área de automação e curso engenharia eletrônica na UTFPR — e tenho certeza que sem o Sesi, nada disso seria possível.”
Um caminho para a indústria
A robótica abre portas para o mundo do trabalho. Os projetos criados pelos alunos simulam desafios da indústria, fortalecem o pensamento crítico e despertam interesses por áreas como engenharia, TI e automação.
Mais do que montar robôs, nossos alunos projetam sonhos — e os colocam para rodar. Ao unir teoria e prática, com oficinas de aprendizagem, cultura maker e torneios de alto nível, o Sesi prepara jovens que sabem resolver problemas, liderar projetos e transformar realidades.
Quer descobrir esse universo com a gente?
Acesse www.sesipr.org.br/colegiosesi e veja como fazer parte dessa revolução educacional.