

O Sistema Fiep, por meio do Senai Paraná, celebrou um importante avanço na internacionalização da inovação industrial nesta sexta-feira (16/5). A instituição firmou um termo de cooperação técnica com o Massachusetts Institute of Technology (MIT), por meio do Industrial Liaison Program (ILP) — uma das mais reconhecidas plataformas globais de conexão entre academia e setor produtivo. A parceria reforça o Sistema Fiep e o Campus da Indústria como referência no Paraná na área de pesquisa e desenvolvimento.
Com foco na indústria, o ILP oferece acesso direto a conhecimento de ponta, tecnologias emergentes e redes internacionais de pesquisa e desenvolvimento. No Paraná, a parceria será articulada pelo UniSenai e pelos Institutos Senai de Inovação, com iniciativas voltadas à formação de lideranças industriais, desenvolvimento de soluções tecnológicas e estímulo à competitividade empresarial.
“Ao integrar o ILP, o Sistema Fiep consolida uma ponte estratégica com uma das maiores fontes de inovação do mundo. Essa conexão direta fortalece nossa capacidade de antecipar tendências, desenvolver soluções sob medida para a indústria e acelerar a transformação tecnológica do setor produtivo paranaense”, afirma o presidente do Sistema Fiep, Edson Vasconcelos.
A parceria com o MIT, por meio do programa ILP, tem foco direto na indústria e será conduzida por duas frentes complementares: o UniSenai Paraná atuará como articulador da educação executiva, promovendo programas de formação e imersões voltadas a lideranças industriais, enquanto os Institutos Senai de Inovação e de Tecnologia assumem o protagonismo na área de pesquisa aplicada, aproximando-se do ecossistema de ciência e tecnologia do MIT para desenvolver soluções alinhadas às demandas reais do setor produtivo. Essa combinação entre qualificação estratégica e inovação tecnológica fortalece a atuação do Sistema Fiep na transformação da indústria paranaense.
A cooperação abre novas frentes para a atuação do UniSenai na educação executiva, com possibilidade de realização de conferências exclusivas, programas customizados e troca de experiências com professores do MIT. Já os Institutos Senai de Inovação se beneficiarão da integração com redes globais de PD&I, ampliando sua atuação em áreas como inteligência artificial, descarbonização, bioeconomia e tecnologias sustentáveis.
“Além de fortalecer a competitividade da indústria local, o acordo está alinhado aos objetivos estratégicos do Sistema Fiep de projetar o Paraná como referência nacional em inovação e formação de talentos para a indústria 4.0 e de se tornar o melhor lugar para a indústria no Brasil”, completa Vasconcelos.
Pelo Sistema Fiep, além de Vasconcelos, participaram do encontro em que foi formalizada a cooperação o diretor da Fiep e conselheiro do Senai Paraná, José Georgevan Gomes de Araújo, e a diretora regional do Senai Paraná, Fabiane Franciscone. Pelo MIT, esteve presente o diretor de programas da instituição, Yuri Ramos.