

Maringá recebeu, na noite desta sexta-feira (23), o evento comemorativo do Dia da Indústria, promovido pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep). Realizada no Moinho Vermelho Buffet, a cerimônia reuniu lideranças de toda a regional Noroeste e foi marcada por homenagens a empresários com destacada atuação em prol do desenvolvimento industrial. Amaury Cezar Cruz Couto, da Lightsweet, e Luis Fernando Wunderlich Ferraz, do Grupo FA Maringá, receberam a Medalha do Mérito Industrial, enquanto Daniel da Silva, da Grandelly Estofados, foi reconhecido com o título póstumo de Benemérito da Indústria.
As comemorações da Fiep, que fazem alusão ao Dia Nacional da Indústria, celebrado oficialmente em 25 de maio, estão sendo promovidas em todas as regiões do estado. Em Maringá, o presidente do Sistema Fiep, Edson Vasconcelos, destacou que um dos principais compromissos da atual gestão da entidade é valorizar e apoiar as indústrias das diferentes regiões do interior do Paraná “O interior precisa sim de uma atenção maior. Já temos no Paraná uma indústria pujante, mas com uma capacidade imensa de crescer, principalmente no interior”, disse.
Além disso, ressaltou a importância de a Fiep contribuir com a elaboração de políticas públicas que incentivem a industrialização do estado. “Nós precisamos olhar aquilo que interfere diretamente da nossa capacidade de cumprir o compromisso que a Federação tem de ajudar a transformar o Paraná no melhor lugar para se montar para a indústria no país. E isso é tentar ajudar o poder público a perceber como melhorar a empregabilidade, como melhorar a produtividade, como melhorar a carga tributária e a eficiência energética”, declarou.
Com quase 80 mil empresas sob representação institucional da Federação, que geram mais de 1 milhão de empregos diretos, o Paraná possui o quarto principal parque fabril do país, respondendo por 6,8% do PIB Industrial brasileiro. Ganha ainda mais destaque quando se considera somente a indústria de transformação, subindo para a terceira colocação, com uma participação de 8,4% do total desse segmento no Brasil.
Presenças e homenagens
A comemoração do Dia da Indústria em Maringá reuniu autoridades, empresários e lideranças do setor produtivo e da sociedade civil de todo o Noroeste do estado. Entre eles, os deputados federais Ricardo Barros, Luiz Nishimori e Zeca Dirceu, o secretário de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda, Do Carmo, a vice-prefeita de Maringá, Sandra Jacovós, e o presidente interino do Sistema Federação da Agricultura do Paraná (Faep), Ágide Eduardo Meneguette
Pela Fiep, estiveram presentes o vice-presidente Miguel Rubens Tranin e os diretores Paulo Meneguetti, que coordena o Conselho Regional da Fiep no Noroeste, Fernando Yukio Mizote e Antonio Carlos Dalcolle. Também prestigiaram o evento presidentes de sindicatos industriais filiados à entidade.
Durante a solenidade, a Federação prestou homenagens a industriais da região com trajetórias relevantes no meio empresarial. Amaury Cezar Cruz Couto, da Lightsweet, de Marialva, e Luis Fernando Wunderlich Ferraz, do Grupo FA Maringá, receberam a Medalha do Mérito Industrial, honraria concedida pela Fiep a líderes empresariais ou empresas que se destacam por ações relevantes em prol do setor industrial no Paraná.
Já Daniel da Silva, da Grandelly Estofados, de Umuarama, foi reconhecido com o título de Benemérito da Indústria, homenagem póstuma por sua trajetória de dedicação e impacto positivo no setor. A escolha dos nomes foi feita por uma comissão da Fiep, a partir de indicações enviadas pelos sindicatos industriais filiados à entidade.
Conheça abaixo a trajetória dos homenageados:
Mérito Industrial – Amaury Cezar Cruz Couto

Professor universitário e pesquisador, Amaury Cezar Cruz Couto foi um dos pioneiros no estudo da planta Stévia no Brasil, na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Dessa experiência nasceu, em 1990, a Lightsweet, indústria que uniu ciência e propósito para transformar hábitos alimentares.
Com as marcas Lowçucar e Magro, a empresa soma mais de 150 produtos e está presente em todas as regiões do país. Inovadora, a Lightsweet mantém o maior portfólio de biscoitos e alimentos zero açúcar do Brasil, resultado de um setor de desenvolvimento focado em saúde e tecnologia. A liderança de Amaury vai além da indústria. Sua trajetória combina atuação acadêmica, pesquisa aplicada e visão empreendedora, contribuindo para fortalecer a indústria alimentícia nacional com inovação e qualidade.
Couto agradeceu a Fiep pela homenagem, que para ele reconhece o destaque que a empresa conquistou no cenário nacional. “É a Fiep olhando para uma indústria como a nossa, que é uma indústria de alimentos e que está fazendo a diferença no Paraná, projetando o estado para o Brasil todo”, disse. Ele destacou, ainda, o orgulho que sente por sua trajetória, iniciada no meio acadêmico. “Tenho muito orgulho de dizer que eu saí da universidade. Muitos dizem que os professores universitários são acadêmicos. Claro que são, mas também somos empresários e empreendedores de nós mesmos. E graças a isso, olhando além do horizonte, a gente percebeu que o projeto Stévia, na época, era um projeto extremamente importante para o Brasil”, relembrou.
Amaury Cezar Cruz Couto foi indicado para receber a Medalha do Mérito Industrial pelo Sindicato das Indústrias de Cacau e Balas, Massas Alimentícias e Biscoitos, de Doces e Conservas Alimentícias do Paraná (Sincabima).
Mérito Industrial – Luis Fernando Wunderlich Ferraz

Líder do Grupo FA, um dos maiores conglomerados industriais de Maringá, Luis Fernando Wunderlich Ferraz construiu uma trajetória marcada pela inovação, responsabilidade social e desenvolvimento sustentável. Está à frente das empresas FA Colchões, FA Espumas, Convicto, Emcompre, Akirede e Bandfashion.
A FA Colchões é pioneira na purificação dos gases da produção de espumas e por seu engajamento social. Desde 2004, o grupo mantém o selo Empresa Amiga da Criança e é signatário dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Luis Fernando também tem forte atuação no associativismo. Foi presidente do Sindicato da Indústria do Vestuário de Maringá (Sindvest Maringá), da Abicol e do Copejem, além de vice-presidente da Fiep, da Fundação Tecnológica de Maringá e da ACIM.
Ferraz fez questão de dividir a homenagem com seus familiares e sócios. “Para nós, da família FA Maringá, é uma honra receber esta homenagem. Meu pai foi homenageado pela Fiep, em 1998, com a Medalha do Mérito Industrial e agora eu, da segunda geração, representando a nossa família e os sócios da FA Maringá, recebo aqui em nome de todo o nosso time e da nossa equipe”, afirmou.
O empresário destacou que a medalha reconhece também o trabalho de responsabilidade social que a empresa sempre desenvolveu desde a sua fundação, há mais de 60 anos. “Já vem do nosso berço o princípio de que a coletividade é mais importante do que a nossa empresa”, explicou, acrescentando que a FA Maringá desenvolveu programas como o Inverno Solidário e o Natal Solidário, além de ações para ofertar atividades em contraturno escolar para estudantes da rede pública de ensino, que inspirou inclusive projetos do governo federal nessa área. “A FA sempre está muito presente para participar desses programas sociais junto com a comunidade, isso é um pouco do que podemos contribuir para que a gente tenha um país melhor”, concluiu.
Luis Fernando Wunderlich Ferraz foi indicado para receber a Medalha do Mérito Industrial pelo Sindvest Maringá, com o apoio dos seguintes sindicatos da região: Sindimetal Maringá, Sindirepa Maringá, Sinveste, Sibielpar, Sibiopar, Siapar e Sialpar.
Benemérito da Indústria – Daniel da Silva

Natural de Jaguapitã e morador de Umuarama desde a infância, Daniel iniciou sua vida profissional como carteiro — uma experiência que despertou o gosto por conhecer pessoas e ouvir suas histórias. Em 2001, após anos na agricultura, deu um passo decisivo e fundou a Grandelly Estofados. Homem íntegro e de valores sólidos, dedicou-se à família, à igreja e à comunidade, deixando um legado de liderança e generosidade.
A Grandelly começou pequena, movida pela paixão de Daniel pela fabricação de estofados. Sempre atento à qualidade e ao conforto dos produtos, ele transformou a empresa em referência no setor moveleiro, com um portfólio de sofás, poltronas e puffs de alto padrão. Mais do que empresário, Daniel foi um líder atuante no associativismo industrial. Participou ativamente do Sindicato das Indústrias Moveleiras de Umuarama e Região (Simur), com importantes contribuições para fortalecer a representatividade do setor e apoiar o desenvolvimento da indústria regional.
Falando em nome da família, João Henrique de Souza Silva, filho do homenageado, afirmou que o reconhecimento da Fiep honra o legado de seu pai. “A gente ficou muito feliz quando recebeu essa notícia. Abriu uma caixinha ali para nós, e a gente tem que agradecer a Fiep porque pudemos recordar várias memórias do passado”, disse, acrescentando que a homenagem também incentiva os filhos a seguir os passos do pai na condução da empresa. “Tudo o que ele deixou para nós, vamos continuar, sempre procurando investir em tecnologia, em crescimento, em treinar os funcionários e em entregar um produto de qualidade para a casa do nosso cliente”, completou.
Daniel da Silva foi indicado para receber o título de Benemérito da Indústria da Fiep pelo Simur, com o apoio dos seguintes sindicatos da região: Singramar, Sindimetal Maringá, Sindirepa Maringá, Sindvest, Sibielpar, Sibiopar, Siapar e Sialpar.
Próximos eventos
Além Maringá, as cidades de Pato Branco, no Sudoeste, e Cascavel, no Oeste, também já receberam a comemoração do Dia da Indústria. As próximas solenidades acontecem em Curitiba (RMC), no dia 27; Ponta Grossa (Campos Gerais), no dia 29; e Londrina (Norte), no dia 30.
FAÇA PARTE DA NOSSA COMUNIDADE
Faça parte da Comunidade do WhatsApp da Fiep! Entre direto com o link: https://t2m.io/ComunidadeFiep.
Quando estiver na comunidade, busque os grupos de seu interesse para receber todas as notícias relevantes sobre a indústria do Paraná.
Junte-se a nós e fique por dentro de tudo o que a Fiep faz para transformar o Paraná no melhor ambiente para o desenvolvimento industrial do Brasil.