Indústria paranaense comemora sua força e diversidade no Dia Nacional da Indústria

Data destaca papel estratégico do setor na economia do Paraná, com geração de mais de 1 milhão de empregos e destaque no cenário nacional

Segmento que representa 28,5% do PIB paranaense, sendo o quarto maior parque industrial do Brasil e o terceiro considerando só a indústria de transformação (Crédito das fotos: Gelson Bampi)

Neste 25 de maio, é celebrado o Dia Nacional da Indústria, data que homenageia o legado do industrial Roberto Simonsen e reforça a importância do setor no Brasil. Para o Sistema Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), no estado o momento é de reconhecimento ao protagonismo de um segmento que representa 28,5% do PIB paranaense e 6,8% do PIB industrial nacional, consolidado como o quarto maior parque industrial do Brasil e o terceiro quando se considera somente a indústria de transformação.

Com quase 80 mil estabelecimentos industriais sob representação institucional da Fiep, e mais de 1 milhão de empregos diretos gerados, a indústria paranaense se destaca pela diversidade e produtividade. São 37 setores industriais em operação, com destaque, em termos de valor de produção, para as indústrias de alimentos, veículos automotores, produtos químicos, derivados de petróleo, máquinas e equipamentos, celulose e papel.

O presidente do Sistema Fiep, Edson Vasconcelos, ressalta que a indústria é um grande motor da economia, impulsionando inclusive outros segmentos. “A indústria fortalece a balança comercial de um município, de um estado e de um país. Ela traz riquezas para a localidade, oxigena o comércio e os serviços e dá capacidade para aumentar a renda per capita de uma região”, afirma, destacando ainda o papel dos empresários industriais no crescimento do setor. “Nós temos uma máquina muito grande, que é a indústria paranaense, a quarta do Brasil, e a terceira quando falamos especificamente de indústria de transformação. E quem toca essa máquina são os empreendedores que estão por trás dessa estrutura toda”, completa.

Produção, exportações e empregos

O Paraná também ocupa posições de liderança em várias cadeias produtivas, como o primeiro lugar nacional nas produções de carne de frango, tilápia, mel de abelha e produtos de madeira. É, também, uma potência exportadora, destacando-se na venda ao exterior de produtos como carnes, madeira serrada e compensado, veículos, papel e celulose e máquinas especializadas, açúcares, móveis e produtos alimentícios preparados, entre outros.

Além de sua expressiva contribuição econômica, a indústria paranaense é também grande empregadora. Entre os principais setores que mais geram postos de trabalho estão os de alimentos, construção civil, confecção de artigos do vestuário, produtos de metal (exceto máquinas e equipamentos), veículos automotores, móveis, fabricação de máquinas e equipamentos e produtos de madeira. Juntos, esses segmentos representam cerca de 70% dos empregos formais da indústria no estado, demonstrando a capilaridade e a relevância social do setor.

O papel do Sistema Fiep

A atuação integrada do Sistema Fiep – formado por Fiep, Sesi, Senai e IEL – garante suporte permanente à competitividade e ao desenvolvimento industrial paranaense. A Fiep representa institucionalmente o setor, articula políticas públicas, promove a escuta qualificada por meio dos Conselhos Temáticos, Setoriais e Regionais e lidera iniciativas como os Fóruns Regionais da Indústria, que levantam as prioridades dos empresários de todas as regiões.

O Sesi Paraná tem contribuído significativamente para a qualidade de vida dos trabalhadores com ações em saúde, segurança e educação. Em 2024, foram registradas quase 26 mil matrículas em programas educacionais, incluindo 17,5 mil na EJA, sete mil no Ensino Médio e mais de 900 na Educação Continuada. Na área de saúde e segurança, cerca de 4.500 indústrias foram atendidas, beneficiando mais de 116 mil trabalhadores com programas de promoção da saúde e 176 mil com ações voltadas à redução de riscos ocupacionais.

O Senai oferece formação profissional e tecnológica alinhada às necessidades da indústria. No Paraná, conta com 39 unidades fixas e 47 escolas móveis — incluindo 45 carretas, um ônibus (Expresso Confecção) e uma van de tecnologia automotiva. Em 2024, foram cerca de 165 mil matrículas e 182 mil serviços realizados na área de tecnologia e inovação em todo o estado.

O IEL Paraná atua na atração, desenvolvimento e permanência de talentos para a indústria, por meio de programas de aprendizagem, estágio, trainee e bolsas de inovação. Em 2024, foram cadastrados 25 mil novos candidatos para vagas no setor industrial. Mais de 300 empresas participaram do Programa de Estágio, com 1.700 estagiários acompanhados ao longo do ano.

Essas instituições também ampliam o acesso da população a oportunidades de qualificação, cultura e bem-estar, promovendo a interiorização do desenvolvimento e fortalecendo o associativismo em todo o Estado.

Sobre o Dia da Indústria

O Dia da Indústria é celebrado em 25 de maio em homenagem ao empresário Roberto Simonsen, engenheiro, industrial e um dos fundadores da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp). Reconhecido por sua contribuição decisiva ao processo de industrialização do Brasil na década de 1930, Simonsen faleceu nesta data, em 1948. Sua trajetória o consagrou como patrono da Indústria Nacional, título oficializado em 1957, pelo então presidente Juscelino Kubitschek. Simonsen também foi membro da Academia Brasileira de Letras e um grande defensor do desenvolvimento industrial como motor da soberania econômica do país.

Celebrações em todas as regiões do Paraná

Para marcar a data, o Sistema Fiep está promovendo uma série de eventos comemorativos em todas as regiões do Estado, com agendas voltadas à valorização da indústria, reconhecimento a lideranças setoriais e atividades abertas à comunidade. O calendário completo e a lista dos empresários homenageados podem ser conferidos neste link.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR