
A WorldSkills é a maior e mais importante competição de profissões técnicas do mundo. Criada a mais de 70 anos, ela tem como objetivo testa habilidades individuais e coletivas de jovens de até 25 anos recém-formados ou que estão cursando a educação profissional.
É uma oportunidade para os países prepararem as instituições de ensino e a força de trabalho para as novas tecnologias, já que as ocupações e as provas da competição são regularmente atualizadas.
O Senai Paraná tem histórico de bons resultados e já prepara a sua equipe para a etapa nacional da competição, que começa em 25 de agosto, com seletivas remotas, e segue até 28 de setembro com seletivas presenciais, passando pelas cidades de São Paulo, Minas Gerais e Brasília. Os primeiros colocados vão representar o Brasil no mundial de 2026 em Shanghai.
Já em clima de preparação, o time do Paraná está reunido de 1º a 3 de julho na unidade do Senai Celso Charuri, em Curitiba, para o 2º encontro da delegação paranaense da WorldSkills.
Com o tema: “O sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos dia após dia. O Jogo é agora!”, o último encontro antes das competições do nacional reúne toda a delegação do Senai Paraná. Estamos falando de 32 ocupações técnicas, 37 competidores e 29 treinadores, envolvendo 12 unidades do Senai pelo estado.
Quem está no jogo e segue com tudo para o nacional já de olho na vaga para representar o Brasil em Shanghai, é Silvio Emanoel Expedito Lechinovski, da # 16 Eletrônica.
“Está sendo uma ótima experiência participar da WorldSkills e espero que os resultados estejam de acordo com nossas expectativas. Eu sou uma pessoa que gosta bastante de eletrônica, então aqui me sinto apoiado justamente naquilo que eu gosto de estudar e que quero aplicar no meu futuro profissional”, diz Silvio, egresso do Curso Técnico em Mecatrônica.

Para ele, as expectativas são altas e o foco é na vitória! “Estamos vindo de um longo período de treinamento e minhas expectativas são altas. Quero chegar ao nacional para vencer e brigar por uma medalha também no mundial”, acrescenta Silvio, que explica a respeito do uso da eletrônica na indústria. “A eletrônica é muito importante porque está presente em praticamente todos os processos, desde sistemas de automação e robótica até aplicações mais simples. Por isso, considero a eletrônica algo fundamental e que merece uma atenção especial no ambiente industrial”, finaliza.
Outro destaque é a dupla Lucas Camilo dos Santos e Samara Estela de Souza, da # 63 – Integração de Sistemas Robóticos. Egressos da Aprendizagem Industrial de Manufatura Avançada, realizada em parceria com uma multinacional do setor automotivo, essa dupla vem com tudo para o nacional, já de olho no mundial de 2026 em Shanghai.

“Eu acho uma oportunidade incrível poder desenvolver algo específico na área da robótica. Estamos em constante treinamento, nos preparando para sermos os melhores do Brasil nessa área e essa é, sem dúvida, uma chance muito valiosa de aprimorarmos a parte técnica e crescermos profissionalmente”, diz Samara, que tem a opinião compartilhada pelo colega de dupla, Lucas Camilo. “As expectativas são bem altas, primeiro para o nacional e, depois, para o mundial. Acreditamos que temos grandes chances de conquistar uma medalha e o nosso objetivo é chegar em Shanghai, mostrando a força do Paraná para o mundo”, finaliza Lucas.

Marcos Pires, Delegado Técnico do Senai Paraná para a WorldSkills, explica que esse é um encontro estratégico para a equipe do Paraná, quando acertam os últimos detalhes rumo ao nacional. “Estamos falando dos melhores alunos de curso técnico e de aprendizagem de várias das unidades do Senai Paraná. A nossa delegação é forte e com muitas chances de medalha. Estamos aqui para apoiar uns aos outros, promover confiança e mantendo todos motivados. Este é um espaço de aprendizado, crescimento e superação. Com dedicação total, vamos mostrar todo o talento do Senai Paraná na WorldSkills Brasil rumo à Shanghai”, finaliza.
Entre as novidades, a delegação do Paraná conta agora com a ocupação DIMD – Design de Mídia Digital Interativa, com o competidor Erán Martinez Ramos. A ocupação, que foi revelada durante amistoso internacional proposto pelo Instituto Técnico de Comunicações de Guangzhou-China (sede da 48ª WorldSkills International), com suporte técnico da Beijing Beice Digital Technology Co. Ltd., tem grandes chances de ser confirmada para o mundial de 2026, na China.
Confira as Ocupações do Senai Paraná na disputa do nacional da WorldSkills:
#01 – Mecânica industrial
#04 – Mecatrônica
#05 – Desenho mecânico em CAD
#06 – Tornearia CNC
#07 – Fresagem CNC
#08 – Desenvolvimento de Aplicativos Móveis
#09 – TI Soluções de Software
#10 – Soldagem
#12 – Aplicação de revestimentos cerâmicos
#16 – Eletrônica
#17 – Tecnologias Web
#18 – Instalações elétricas prediais
#19 – Controle industrial
#20 – Construção em alvenaria
#21 – Sistemas Drywall
#23 – Robótica móvel
#31 – Tecnologia da moda
#32 – Confeitaria
#43 – Tecnologia automotiva
#48 – Indústria 4.0
#50 – Arte digital 3D para games
#52 – Tecnologia de Laboratório Químico
#53 – Computação em nuvem
#54 – Segurança Cibernética
#55 – Tecnologia da água
#57 – Manufatura Aditiva
#58 – Construção digital BIM
#59 – Tecnologia em design industrial
#60 – Tecnologia Optoeletrônica
#62 – Energias Renováveis
#63 – Integração de sistemas robóticos
DIMD – Design de Mídia Digital Interativa
Sobre a WorldSkills
A WorldSkills, maior competição mundial de profissões técnicas, testa habilidades individuais e coletivas de jovens de até 25 anos recém-formados ou que estão cursando a educação profissional. Durante as provas, eles realizam uma série de tarefas de alto nível técnico e dentro de padrões internacionais de qualidade.
O torneio, criado em 1950, é uma oportunidade para os países prepararem as instituições de ensino e a força de trabalho para as novas tecnologias do mundo do trabalho, já que as ocupações e as provas da competição são regularmente atualizadas.
O Brasil teve sua primeira participação em 1983 e é uma das referências no torneio. A seletiva nacional define os competidores que representarão o país no torneio global.
A 47ª edição ocorreu em Lyon, França, de 10 a 15 de setembro de 2024, com a participação de 1.400 competidores de 69 países. A competição abrangeu 62 modalidades, cobrindo uma ampla gama de indústrias e áreas de formação profissional.
A 48ª edição da WorldSkills está programada para ocorrer em Shanghai, China, de 22 a 27 de setembro de 2026. Espera-se a participação de aproximadamente 1.300 competidores de mais de 60 países e regiões. Embora o número exato de modalidades ainda não tenha sido divulgado, tradicionalmente a competição abrange mais de 60 ocupações técnicas. Detalhes adicionais serão anunciados conforme o evento se aproxima.
Leia também:
Jovem competidora se destaca na robótica e incentiva mulheres na tecnologia
Isabella Kozak: a jovem competidora que representa o futuro da Tecnologia da Água
Já estamos de olho em Shanghai, 2026Delegação Paranaense realiza o 1° encontro preparatório da WorldSkills 2025