

O Sistema Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) lamenta profundamente o falecimento de Wilson Thiesen, ocorrido nesta segunda-feira (7), aos 83 anos. Produtor rural e engenheiro agrônomo, Thiesen foi um dos principais expoentes da história do setor leiteiro do estado e do país, tendo presidido o Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados do Paraná (Sindileite), filiado à Fiep, por sete gestões, a partir de 1986.
Thiesen também foi um dos nomes mais destacados do cooperativismo brasileiro. Presidiu a Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar) por duas gestões, de 1987 a 1993, e a Organização das Cooperativas do Brasil (OCB) em um mandato, de 1991 a 1994. Em 1992, foi homenageado pela Fiep com a Medalha do Mérito Industrial, que reconhece empresários com relevantes serviços prestados para o desenvolvimento do setor industrial paranaense. Já em 2019, recebeu a Ordem do Mérito Industrial, máxima condecoração concedida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).
“O empenho e a dedicação sempre demonstrados por Wilson Thiesen na liderança da indústria de laticínios e derivados foi fundamental para que o Paraná se colocasse entre um dos principais polos produtores desse setor no país”, afirma o presidente do Sistema Fiep, Edson Vasconcelos. “Sua história e seu legado certamente sempre servirão de inspiração para o Sistema Fiep em sua atuação na defesa da indústria paranaense”, acrescentou, desejando ainda, em nome de toda a diretoria da Federação, que os familiares e amigos de Wilson Thiesen encontrem o conforto necessário neste momento.