
Os coordenadores de negócio do Instituto Senai de Inovação em Eletroquímica (ISI Eletroquímica), Agne Roani de Carvalho Jorge e Heverson Renan de Freitas, representaram o Paraná em uma série de visitas técnicas realizadas em renomadas instituições europeias ligadas à pesquisa e desenvolvimento em energia. A missão internacional integra as ações do Plano de Desenvolvimento de Competências (PDC) em Derivados de Carbono, que chega ao seu quarto ano com o objetivo de promover conhecimento e projetos de inovação voltados a tecnologias com base nesse tipo de material.

Fraunhofer ICT
A jornada técnica teve início na Alemanha, com passagens por duas unidades da Fraunhofer – o ICT, em Karlsruhe, e o FFB, em Münster. Nestes centros de excelência, os representantes do ISI Eletroquímica compartilharam experiências e discutiram potenciais parcerias voltadas à produção nacional de baterias de íons de lítio e sódio, supercapacitores e sistemas estacionários. A pauta de descarbonização e sustentabilidade esteve no centro das discussões, em linha com o esforço global de acelerar a mobilidade elétrica e fortalecer matrizes energéticas mais limpas.

Fraunhofer FFB
Cooperação científica e tecnológica
Em Portugal, a missão foi recebida pelo grupo de pesquisa MatER – Materials for Energy Research, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), liderado pela professora Maria Helena Braga. A visita abriu novas possibilidades de cooperação científica e tecnológica, especialmente em projetos que envolvem materiais inovadores para a mobilidade elétrica e a transição energética.

Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
Encerrando o circuito, os representantes do ISI estiveram no CIIAE – Centro Ibérico de Investigação em Armazenamento Energético, em Cáceres, na Espanha. O centro se destacou pela forte sinergia com a missão do Instituto brasileiro, ampliando as oportunidades para o desenvolvimento conjunto de soluções baseadas em derivados de carbono, baterias, supercapacitores e células a combustível.
As ações reforçam o compromisso do Senai Paraná com a inovação, a internacionalização e a sustentabilidade, conectando a indústria brasileira às mais avançadas tecnologias em geração e armazenamento de energia.

CIIAE