Sesi impulsiona ESG

Relatório de sustentabilidade fortalece governança, atrai investimentos e prepara indústrias para o futuro

Em um cenário cada vez mais exigente em termos de transparência, responsabilidade social e ambiental, o Sesi Paraná se posiciona como parceiro estratégico das indústrias que desejam fortalecer suas práticas de ESG. A instituição oferece suporte completo para a elaboração de relatórios de sustentabilidade, documento fundamental para aquelas que buscam alinhar sua operação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), reduzir riscos e se destacar em um mercado que valoriza desempenho responsável.

Além de atender a novas exigências regulatórias – como a obrigatoriedade de divulgação de informações ESG para empresas de capital aberto a partir de 2026 – o relatório de sustentabilidade se tornou uma vantagem competitiva. “Empresas que medem e comunicam seus impactos conseguem atrair investidores, fidelizar clientes e engajar colaboradores com mais eficiência. A transparência virou um ativo estratégico”, Robson Gravena, gerente executivo de Segurança, Saúde e Responsabilidade Social do Sistema Fiep.

O modelo aplicado pelo Sesi segue padrões internacionais, como o GRI (Global Reporting Initiative), com estrutura de indicadores, diagnóstico de maturidade, tratamento de dados e apoio técnico para redação e validação do conteúdo. A proposta é tornar o processo acessível, confiável e aplicável a empresas de diferentes portes e segmentos industriais.

Como prova do impacto positivo desse trabalho, o Sesi Paraná foi responsável pela construção técnica do primeiro relatório de sustentabilidade do Sistema Indústria do Amapá. O documento, lançado em 2024, consolidou as principais ações sociais, ambientais e de governança da unidade regional, marcando um novo ciclo de comprometimento com o desenvolvimento sustentável na região Norte. Entre os destaques do relatório estão práticas de valorização da Amazônia, ética institucional, diversidade e eficiência ambiental, reforçando o papel da indústria como agente de transformação socioeconômica no território.

“O case do Amapá mostra que, com orientação adequada, qualquer indústria pode avançar no caminho do ESG. O Sesi está preparado para apoiar essa jornada também aqui no Paraná, promovendo ganhos reais de reputação, eficiência e sustentabilidade para o setor”, complementa Robson.

O relatório completo do Amapá está disponível no site institucional: www.ap.sesi.org.br

Para saber mais e contratar os serviços de Responsabilidade Social do Sesi acesse www.sesipr.org.br

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR